A ABRAS e a Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) realizaram na tarde de ontem (12), reunião com os supermercadistas de Brasília para apresentar o programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA). Vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, explica aos supermercadistas de Brasília a importância da rastreabilidade e monitoramento dos alimentos
No encontro, que reuniu cerca de 30 associados, o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, destacou a importância dos supermercados na rastreabilidade e monitoramento dos alimentos, o apoio às boas práticas e à segurança alimentar, e as iniciativas do setor supermercadista.
"A grande vantagem é que o rastreamento dos produtos nos dá maior precisão na identificação da origem dos problemas de uso excessivo ou incorreto de agrotóxicos na produção. Esse é um trabalho que a ABRAS, em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e o Ministério da Agricultura está desenvolvendo, de forma mais estruturada e aprofundada em cima dos produtos que recebem agrotóxicos na sua produção", explicou Milan.
Milan destaca que o grande desafio do setor supermercadista é fazer com que o produtor e o agricultor se preocupem com o uso do agrotóxico.
"O supermercado é o local onde o produto entra em contato com o consumidor. Ou seja, o empresário tem a responsabilidade compartilhada e solidária nesta cadeia, então, este trabalho que estamos fazendo em conjunto com o produtor, de conscientização, precisa ser compartilhado em todo o processo", acrescenta.
Os produtos que fazem parte do RAMA são: abacaxi, banana, batata, beterraba, cebola, couve, goiaba, laranja, maça, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e uva.
A reunião aconteceu na sede da ASBRA e contou também com a participação do diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados, Antonio Carlos Poletini, do diretor de Relações Institucionais da ABRAS, Alexandre Seabra, do executivo da Paripassu, empresa parceria do setor supermercadista na promoção do programa, Giampaolo Buso. Pela ASBRA participaram o superintendente, Marcelo Marinho, o vice-presidente de Relações com Entidades e Imprensa, Arilton Rocha, e o vice-presidente de Empresas e Cidades Satélites da ASBRA, Hélio Okada.
Sebrae conhece o Programa RAMA
Na quarta-feira pela manhã, o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, apresentou, a convite do Sebrae Nacional, em Brasília, o programa RAMA, por meio de conferência para o Sistema Sebrae em nove Estados (Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Santa Catarina, São Paulo). Participaram da palestra, o diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados, Antonio Carlos Poletini, o diretor de Relações Institucionais da ABRAS, Alexandre Seabra e o executivo da Paripassu, Giampaolo Buso.
Sobre o RAMA:
O RAMA permite ao supermercadista monitorar os alimentos in natura (FLV) por meio de análises de resíduos de agrotóxicos em amostras recolhidas em loja . Ele foi testado por dois anos como projeto piloto no Grupo Pão de Açúcar, em seguida, foi criado o projeto piloto em Santa Catarina que deu origem ao Programa Alimento Sustentável da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Depois de aprovação em todas as etapas técnicas que atestaram sua eficiência, o RAMA passou a ser implantado em nível nacional. Atualmente o programa está sendo aplicado em três estados, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Fonte: Redação Portal ABRAS