Durante a cerimônia também tomaram posse representantes dos Conselhos Diretor, Fiscal, Consultivo e Superior - neste último assume José Nogueira, ex-presidente da Amis e atual vice-presidente da ABRAS, além dos vice-presidentes do interior e da capital e regionais
Alexandre Poni, novo presidente da AMIS para o biênio 2014/2015 Presidente da ABRAS, Fernando Yamada, durante cerimônia de posse da nova diretoria da AMIS em BH
O empresário Alexandre Poni (foto), sócio-proprietário da rede Verdemar, tomou posse como o novo presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A cerimônia ocorreu na noite de ontem (10/2) no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte. Com o presidente, foi empossada também toda a direção da entidade para o biênio 2014/2015, composta pelos Conselhos Diretor, Fiscal, Consultivo, Superior, além dos primeiros vice-presidentes do interior e da capital e 59 vice-presidentes regionais (VPRs).
A cerimônia foi prestigiada por supermercadistas de todo o estado e por várias autoridades políticas e diretores de entidades representativas do comércio e da indústria, como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado; o presidente da Fecomércio-MG, Lázaro Gonzaga, a secretária do Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês, além de deputados.
Durante a cerimônia, Alexandre Poni ressaltou o ótimo trabalho realizado por seu antecessor, José Nogueira, e disse que vai trabalhar para a redução da carga tributária no setor. "Também trabalharemos pelo aumento do relacionamento da AMIS com outras entidades, com o consumidor e com o poder público, e pretendemos aumentar a atuação na defesa das causas ambientais", afirmou.
Já o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, em seu discurso, parabenizou o novo presidente da AMIS e elogiu o trabalho de José Nogueira na condução da entidade. Também falou dos importantes trabalhos conduzidos pela ABRAS na atualidade, por meio do Plano ABRAS MAIOR, que conta com o grande apoio da AMIS e das 27 Associações Estaduais do setor, além de entidades coirmãs do Comércio, como CNC e CNDL, e da indústria e agricultura, CNI e CNA. Yamada também colocou a estrutura da ABRAS à disposição do presidente Alexandre Poni, para apoiar as ações e projetos da AMIS.
No ápice da cerimônia, o agora ex-presidente da AMIS, José Nogueira Soares Nunes, deu posse a Alexandre Poni. Nunes, que é vice-presidente da ABRAS, assume agora a presidência do Conselho Superior da Amis.
Novo presidente
Alexandre Poni é natural de Belo Horizonte, tem 44 anos, é casado e tem dois filhos. Formado em Administração de Empresas, é sócio proprietário e diretor comercial da rede Verdemar, empresa com sete unidades na zona sul da capital e em Nova Lima, na Grande BH.
A rede Verdemar foi apontada no ranking 2013 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) como a 6ª maior de Minas, com faturamento anual de R$ 404 milhões (números de 2012). Em nível nacional, ocupa a 44ª posição.
Setor
Os supermercados mineiros encerraram o ano de 2013 com um faturamento de R$ 26,8 bilhões de reais e um crescimento de 4,93% ante 2012. Ao longo do ano, 45 lojas foram abertas e outras 55 foram reformadas. Até o final do ano passado, o setor empregava 156 mil pessoas diretamente e contava com 6.885 lojas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMIS/Portal ABRAS