Segundo dados divulgados nesta manhã pelo IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado apresentou variação positiva de 0,2% na comparação do primeiro trimestre de 2014 contra o quarto trimestre de 2013, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. Sussumu Honda: "resultado do primeiro trimestre veio dentro do que já esperávamos: um cenário de crescimento baixo para as necessidades do País".
Na comparação com igual período de 2013, houve aumento do PIB de 1,9% no primeiro trimestre do ano. No acumulado dos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2014, o PIB registrou crescimento de 2,5% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Para o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, o "resultado do primeiro trimestre veio dentro do que já esperávamos: um cenário de crescimento baixo para as necessidades do País. O nosso indicador do primeiro quadrimestre, já incluídos os efeitos da Páscoa (nossa segunda melhor data de vendas), mostra que no acumulado do ano, o crescimento do nosso setor é de 2,05%. No resultado mais comparável com o resultado do IBGE (trimestre contra mesmo trimestre do ano anterior), o resultado do comércio é de alta de 2,2%, o que mostra que nossos dados estão muito alinhados".
No acumulado de 12 meses, o resultado do IBGE aponta para um crescimento de 2,5%. No período, o PIB do comércio, que engloba os supermercados e hipermercados, variou 3,0%.
"De maneira geral, os números do PIB apenas mostram o que já vem se materializando nos últimos três anos: um cenário de crescimento baixo, com o consumo mostrando que já perdeu grande parte de sua força como propulsor da economia. Mas ainda assim, o cenário é de crescimento; e esperamos que a Copa possa também ajudar a melhorar os resultados de desempenho da economia do País e do nosso setor", afirma Honda.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS/ Redação Portal ABRAS