Modelo de vizinhança tem novo concorrente

Leia em 5min


O setor supermercadista começa a entrar em outro patamar no País. Enquanto no passado o formato que mais atendia as demandas dos consumidores era o de hipermercados - operações restritas aos grandes players do setor - , hoje lojas com no máximo 300 metros quadrados, em que os empresários de menor porte se concentram, começam a figurar entre as mais rentáveis.

Prova do incremento desse canal, conhecido como mercado de vizinhança ou proximidade, é que no ano passado ele apresentou praticamente o mesmo desempenho em vendas do formato tradicional, com participação de 11,3% e 11,5%, respectivamente, segundo levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com a Nielsen.

E foi justamente para competir com os mercados de pequeno porte, que representam quase 50% do segmento, que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) criou uma nova bandeira em sua rede, o Minuto Pão de Açúcar, sua segunda operação de proximidade em menos de 3 anos. Segundo o presidente de multivarejo do GPA, José Roberto Tambasco, a experiência positiva adquirida com o Minimercado Extra - que já tem em operação 180 unidades - foi fundamental para a criação da nova bandeira. "Estudamos por muito tempo esse mercado com a bandeira Extra. Além disso, identificamos uma nova demanda, que não era suprida pela operação do Minimercado Extra", explicou o executivo.

O potencial desse modelo de proximidade é tamanha na rede que, até 2016 das 400 novas lojas que o GPA pretende inaugurar, 360 serão das bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. "Estamos nesse nicho de mercado há cinco anos, já batemos muita cabeça. Hoje estamos seguros ao formatar uma operação de proximidade com a bandeira Pão de Açúcar", explicou Tambasco.

Para fomentar a importância da multicanalidade, em especial as lojas de menor porte, a diretora de negócios de proximidade do GPA, Rita de Souza Coutinho, explicou que o consumidor faz suas compras em, pelo menos, nove canais de vendas distintos. "No Brasil, 54% da população escolhe de seis a nove canais distintos para fazer suas compras de alimentos. Só em São Paulo, esse índice chega a 89%", disse Rita.

Dados da Apas confirmam a multicanalidade mais latente no País. Pesquisa realizada pela entidade apontou que 94% dos lares brasileiros fazem suas compras de abastecimento em três lojas diferentes. "Isso mostra que o consumidor quer ser atendido em todas as suas necessidades, sendo que os modelos de proximidade se destacam por promover soluções rápidas para urgências e compras de necessidade básica", argumentou a executiva.

Anteriormente, o presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, afirmou que em um futuro não tão distante, os players regionais e as redes supermercadistas de pequeno e médio porte, que são a maioria no Brasil, também investirão nesse nicho de mercado. "Primeiro essas empresas se firmam com supermercados e até hipermercados. Após isso, eles podem, em médio prazo, investirem em operações menores também", argumentou ele.

Diferenciais

Para se diferenciar de seus concorrentes - Todo Dia que tem 179 lojas e pertence ao Walmart, DIA, Dia % e os empresários de pequeno porte que operam exclusivamente em bairros - o Minuto Pão de Açúcar atende ao consumidor das classes A e B. Logo os mais de 5.000 itens vendidos na loja de 300 metros quadrado (a primeira já está em operação na Rua Pamplona, na capital), tem conceito premium. "O portfólio de produtos do 'Minuto' é premium. Temos vinhos e queijos diferenciados, uma gama de produtos orgânicos. Outro diferencial são os produtos para o consumo imediato", explicou Rita.

Massas prontos, lanches naturais e produtos semiprontos são itens que não podem faltar nas prateleiras da loja, que segue o padrão dos formatos de proximidade do Casino, na França. "As prateleiras são de madeira escura, a iluminação dá destaque aos produtos nas gondôlolas. Teremos um atendente gastronômico para ajudar na compra de vinhos e queijos", enfatizou Rita, concluindo: "Queremos trazer agilidade nas compras dos consumidores que estão com tempo cada vez mais escasso, sem deixar de lado o atendimento diferenciado da bandeira Pão de Açúcar.

Engana-se quem acredita que o modelo de proximidade é exclusivo do Brasil. No mercado europeu e no norte-americano ele já está consolidado. No caso da bandeira Minuto Pão de Açúcar, a loja foi inspirada nos nove formatos distintos pertencentes ao Casino. "Pegamos uma pouco de cada loja e transferimos para a operação brasileira", explicou a gerente de marketing do GPA Nathália Jordão. Só esse ano, a rede acredita ter 15 unidades abertas, sendo que 10 novas lojas e outras cinco, que podem ser minimercados tornando-se Minuto.


Inovação é o mote de muitas bandeiras

A inovação no setor supermercadista tem ajudado empresários desse nicho a lucrarem e crescerem acima da média do varejo em geral.

As vendas on-line e o sistema de delivery são os mais comuns, mas até o dia 9 de julho o consumidor que passar pelas estações de metrô Pinheiros e Faria Lima, na capital paulista, poderão ter uma nova experiência de compra. Por meio de um painel digital e com fotos ilustrativas de 200 produtos, o Mercode (supermercado que opera apenas no sistema de delivery), permitirá que o consumidor adquira produtos de necessidade alimentar ou não em apenas três minutos. Por meio de nota, a Mercode afirmou que os pedidos feitos até às 12 horas poderão ter itens entregues no mesmo dia, e o consumidor terá apenas que pagar uma taxa no valor de R$ 5.

O público poderá usar um aplicativo no celular para ler o "código de barras", o QR Code dos produtos representados por adesivos em painéis. Como já acontece na Coreia do Sul e em países da Ásia e Europa, será possível checar as características dos produtos, efetuar a compra e receber em casa.

No ano que vem, a empresa deve expandir para outras cidades e a expectativa é superar, em 5 anos, 10 mil pedidos por dia, com tíquete médio de compras no valor de R$ 90.



Veículo: DCI


Veja também

Minuto Pão de Açúcar: loja de vizinhança com foco na classe média alta

*Roberto Nunes Grupo anunciou ontem, em coletiva de imprensa, a construção de 400 lojas até 2016 s...

Veja mais
SENAC-RS está com inscrições abertas para curso gratuito em boas práticas na refrigeração comercial

O Senac-RS, por meio de uma parceria com Senai-RS oferecerá cursos na área de refrigeração c...

Veja mais
STJ isenta do IPI revenda de mercadoria por importador

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou os importadores de pagarem o Imposto sobre Produ...

Veja mais
ACATS elege nova diretoria para o biênio 2014-2016 e lança Exposuper 2015

Nova diretoria da Associação Catarinense de Supermercados A Associação Catarinense de...

Veja mais
Crédito escasso reduz vendas, estimam analistas

Por Tainara Machado | De São PauloA menor disponibilidade de crédito e a inflação de aliment...

Veja mais
ABRAS participa de audiência sobre discriminação de tributos na nota fiscal, na Câmara dos Deputados

Sussumu Honda: O setor supermercadista acolheu de forma positiva a legislação e está disposto ...

Veja mais
Giassi Oficinas completa um ano em Tubarão

Há um ano inaugurava a segunda unidade da rede Giassi Supermercados na cidade de Tubarão. Hoje a loja viro...

Veja mais
Solenidade e debate abrem Exposuper 2014

Uma solenidade e um debate sobre o varejo supermercadista abriram a  27ª Edição da ExpoSuper &nd...

Veja mais
Homenagem ao presidente da ABRAS e painel sobre perspectivas do varejo marcam início da Exposuper 2014

*Susana Ferraz, de Joinville (SC)     Da esq. p/ dir. Atanázio dos Santos Netto, ...

Veja mais