Em 2014, o Walmart Brasil pretende avançar com o seu projeto de integração das lojas adquiridas nos últimos anos. O processo já se iniciou nas unidades da região Sul e do Sudeste do País e deverá atingir o Nordeste em 2015. Cerca de 120, das 160 lojas da primeira etapa de aquisições, já operam com novas regras de gerenciamento, que envolvem a redução de custos e aumento sortimento – foram acrescentados 30 mil itens, incluindo produtos regionais.
Guilherme Loureiro, CEO e presidente da empresa, disse, durante convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que a saída lógica para vender nesse momento de baixo crescimento econômico é ser mais eficiente que os concorrentes, com preços competitivos.
Ao mesmo tempo em que integra as aquisições realizadas, o grupo concentra-se nas tarefas de simplificar a operação. Por isso, não há planos de inauguração de novas unidades a curto prazo, mas a iniciativa não está descartada. Ações como a avaliação do sortimento para conseguir oferecer o que os consumidores desejam serão intensificadas. Além disso, o Walmart estuda novos meios para aprimorar os formatos atuais de promoções que realiza em todas as suas unidades. Em relação ao formato das unidades, Loureiro avalia que o modelo Walmart Express tende a receber mais atenção.
O CEO da rede criticou os enormes custos com os quais as empresas precisam lidar no Brasil. Segundo ele, esses encargos estão reduzindo os investimentos. “Estamos melhor do que estávamos há 10 anos, mas os custos com energia, por exemplo, registraram alta de 30% em alguns estados, apesar das recentes medidas do governo voltadas para o segmento”, acrescentou.
Quanto ao Natal, o grupo não adiou suas negociações com os fornecedores. Na avaliação de Loureiro, o resultado das vendas na data não será um desastre, mas certamente não será brilhante. Ele acredita que será melhor que o desempenho do terceiro trimestre. “Será um Natal morno”, concluiu.
Veículo: Diário do Comércio - SP