Com o agravamento da crise, houve uma diminuição da liquidez nos mercados financeiros e ficou mais difícil para todas as empresas captarem recursos para investimentos. Pensando nessa situação, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou um convênio com o Bradesco para facilitar o acesso de pequenos e médios supermercados às linhas de crédito, a taxas mais acessíveis, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
"Em momentos de crise, o acesso ao crédito se torna ainda mais importante. O BNDES é uma fonte de recurso confiável e com juros baixos. Queremos facilitar o acesso de pequenos e médios supermercados a esses recursos para que o setor possa continuar a investir, ajudando o Brasil crescer", avalia Sussumu Honda, presidente da Abras. O supermercadista também terá tratamento diferenciado nas agências do Bradesco, que será o agente financeiro das operações, e canal direto com o departamento de empréstimos do Bradesco.
Algumas vantagens do convênio assinado são as orientações precisas aos supermercadistas e a facilidade de acesso ao departamento do Bradesco que cuida desses empréstimos. Para a divulgação do convênio junto aos supermercadistas, serão realizadas palestras em diversos Estados, ministradas por um consultor financeiro.
Durante as palestras, será explicado aos supermercadistas de pequeno e médio porte como funcionam os diversos modelos de financiamento (como o Finame, BNDES Automático e Cartão BNDES) que podem ser utilizados para a expansão das redes - o que inclui construção, reforma e compra de equipamento para as lojas.
"O objetivo é eliminar um dos principais obstáculos dos pequenos e médios supermercados, que têm muita dificuldade em obter empréstimos do BNDES por causa da burocracia e da falta de esclarecimentos. Graças ao convênio firmado com um agente do BNDES, no caso o Bradesco, o supermercadista terá acesso facilitado a essas linhas de crédito, com uma consultoria especializada de apoio e orientações especiais sobre a concessão do financiamento", explica o presidente da Abras, Sussumu Honda. Além das palestras, a Abras disseminará o conhecimento via matérias técnicas sobre o assunto na revista da entidade, a SuperHiper, e de consultas no Portal Abras (www.abras.com.br).
Dessa maneira, os donos de pequenos e médios supermercados poderão conhecer as principais dificuldades que o supermercadista encontra neste processo e quais são os cuidados que devem ser tomados na estruturação do projeto, para que o financiamento seja liberado pelo banco de forma mais rápida e segura.
Veículo: DCI