Pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) aponta que 57% das empresas entrevistadas pretendem contratar temporários - 500 supermercados participaram da enquete.
A estimativa é que as festas de final de ano gerem 11 mil vagas adicionais nos supermercados de todo o País. Em média, 10% deverão ser efetivados.
Essa mão-de-obra temporária será recrutada, principalmente, para atender clientes, repor mercadorias, operar caixas, empacotar, frente de lojas, atender balcões e entrega de mercadorias.
Além disso, a pesquisa revelou que 71% das empresas entrevistadas aumentaram os pedidos junto à indústria, 25% mantiveram as encomendas no mesmo patamar e apenas 4% reduziram as compras. Em 2007, no mesmo período, esse índice foi menor: 65% dos respondentes afirmaram que haviam aumentado as encomendas.
Em relação ao desempenho das vendas no período, as expectativas são otimistas: 75% das empresas apostam que, em 2008, o faturamento será 10% maior do que o contabilizado no ano de 2007; 20% esperam vendas no mesmo patamar do ano anterior; e 5% dos entrevistados prevêem vendas cerca de 4% inferiores ao mesmo período de 2007.
NA PRÁTICA - Para concorrer a uma das vagas, a Abras aconselha que os interessados entreguem o currículo diretamente no supermercado onde têm vontade de trabalhar.
Além disso, a associação aconselha que os candidatos preencham as informações curriculares disponíveis nos sites de todos os grandes mercados.
Veículo: Diário do Grande ABC