Vendas do setor acumularam alta de 2,24% em 2014

Leia em 2min 30s

As vendas do setor supermercadista apresentaram crescimento de 2,24% em 2014 (janeiro a dezembro), na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, divulgado hoje, em coletiva de imprensa em São Paulo. Em 2013, o setor havia crescido 5,36% e em 2012, 5,30%. No mês de dezembro, as vendas em valores reais, deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram alta de 20,62% em relação ao mês imediatamente anterior e alta de 2,94% na comparação com o mesmo mês do ano de 2013.

 

Já em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 21,56% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a dezembro do ano anterior, alta de 9,54%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 8,73%.

 

"Embora tenha crescido menos do que em 2013, o resultado das vendas em 2014 foi positivo, principalmente pelo desempenho geral da economia brasileira. A manutenção do emprego - com a taxa de desemprego em um patamar baixo durante o ano todo - permitiu que as vendas do setor crescessem bem acima do PIB. O resultado de 2,24% surpreendeu positivamente, porque ficou acima das nossas estimativas divulgadas em agosto, de 1,9% de crescimento real. Apesar do ajuste fiscal promovido atualmente pelo governo, esperamos que o desemprego continue em nível baixo e que o consumo se mantenha ativo. Nossa expectativa inicial é de um crescimento de 2% no faturamento real em 2015", afirma Fernando Yamada, presidente da ABRAS.

 



Abrasmercado

Em dezembro de 2014, o *Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, apresentou alta de 0,76% em relação a novembro, chegando a R$ 381,12. No acumulado do ano (janeiro a dezembro) a cesta registrou alta de 5,76% em relação ao mesmo período de 2013.

 

 

Os produtos com maiores alta em dezembro na comparação com novembro foram: batata, feijão, cebola e extrato de tomate. As maiores quedas foram impulsionadas por: tomate, leite longa vida, queijo prato e queijo mussarela.


A cesta da Região Sudeste foi a que apresentou maior alta, 2,16%, atingindo o valor de R$ 368,57. Já a da Região Norte, apresentou a maior queda, -1,07%, registrando R$ 424,72. Confira abaixo todos os valores das cestas por região:


*Abrasmercado (cesta composta por 35 produtos de largo consumo: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica).

 

ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com mais de 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 272,2 bilhõesem 2013 (5,6% do PIB), é dos setores que mais empregam no País, com um 1,7 milhão de colaboradores diretos e cerca de três milhões indiretos.

 

 

 

Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Vendas em supermercados aumentaram 2,24% em 2014

As vendas em supermercados cresceram 2,24% no ano passado em comparação com as de 2013, de acordo com bala...

Veja mais
Vendas em supermercados aumentaram 2,24% em 2014

As vendas em supermercados cresceram 2,24% no ano passado em comparação com as de 2013, de acordo com bala...

Veja mais
Vendas em supermercados aumentaram 2,24% em 2014

As vendas em supermercados cresceram 2,24% no ano passado em comparação com as de 2013, de acordo com bala...

Veja mais
BNDES e ABRAS: reunião focada na evolução do setor

Finame e estudo de novo fundo de investimento foram temas da reunião Fernando Yamada, Lucia...

Veja mais
ABRAS divulga amanhã resultados das vendas de 2014

Divulgação, que acontece em coletiva de imprensa na sede da entidade, também trará as proje&...

Veja mais
ABRAS divulga resultados de vendas de 2014 e faz projeções para o novo ano

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima terça-feira, 27 de janei...

Veja mais
Número de minimercados aumenta em todo o Estado de Minas

Número de minimercados abertos em Minas Gerais aumenta e Uberaba segue a mesma tendência. Conforme pesquisa...

Veja mais
NRF: o comércio na era Flux

A necessidade de se reinventar sempre, se adaptando aos novos tempos   Por Jeferson Moreira, de Nova York* &nbs...

Veja mais
NRF: integração ainda maior entre físico e digital

Palestras e feira de tecnologia mostram aos varejistas que é preciso integrar ainda mais o físico e o digi...

Veja mais