Número de minimercados abertos em Minas Gerais aumenta e Uberaba segue a mesma tendência. Conforme pesquisa divulgada pelo Sebrae Minas, nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 25%. Isso representa mais de 39 mil estabelecimentos, que tornam o estado o segundo maior em concentração desse tipo de comércio no país. Em Uberaba, a situação não é diferente. Muitos estabelecimentos foram abertos nos últimos anos e as grandes redes locais estão ampliando o atendimento, inaugurando novas lojas nos bairros.
O mercado de vizinhança ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, abrange minimercados, mercadinhos ou armazéns que possuem até quatro caixas de atendimento, conhecidos como checkout, ou que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Segundo o levantamento do Sebrae, no Brasil são mais de 373 mil estabelecimentos no segmento, que movimentaram em 2012, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cerca de R$ 34 milhões. De 2007 a 2012 foram abertos mais de 132 mil minimercados no país.
Em Minas Gerais, no mesmo período, esse número chegou a quase 8 mil novos negócios, o que torna o Estado um dos que têm maior concorrência no setor. “Sem dúvida, esta é uma tendência nacional, principalmente nas médias cidades, em que o centro está ficando inviável. Por isso, os comerciantes estão migrando para os bairros, por conta do trânsito, do volume de pessoas e até mesmo pela expansão da cidade, o que transforma os bairros em locais propícios para que os comerciantes possam se instalar. Isso é muito interessante, é uma tendência, e deve aumentar cada dia mais”, explica o diretor da Associação Supermercadista de Uberaba (Assuper), Matusalém Alves.
Veículo: Jornal da Manhã - MG