Rede Manentti, de Criciúma, aposta no segmento de vizinhança e, por conta disso, está entre os primeiros colocados no ranking Abras para Santa Catarina
Os centros das cidades são os pontos de maior movimentação comercial, sempre repletos com as novidades que o mercado tende a oferecer. No entanto, é nos bairros que os negócios crescem, silenciosa e surpreendentemente.
A rede de supermercados Manentti tem como missão ser uma empresa de vizinhança - aumentou o faturamento bruto em meio à crise nacional. Em 2013, faturou 167 milhões, e em 2014, os lucros chegaram aos 184 milhões. O motivo do crescimento é explicado pelo diretor comercial do Manentti, Nazareno Dorneles Alves. “Independente do cenário econômico negativo, temos a meta de continuar buscando formas de permanecer entre os melhores supermercados de bairro de Santa Catarina”, enfatiza.
O foco da equipe tornou possível a permanência da rede no ranking de 2015 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Manentti ficou em sexto lugar em Santa Catarina, atrás de cinco redes de supermercados focados em grandes centros. O Ranking Abras é anual e analisa alguns indicadores de desempenho para a classificação - o principal é o faturamento bruto. Em seguida vem a venda por metro quadrado, check-out, colaborador e faturamento por loja. Analisando o Sul do Brasil, o Manentti alcança o 30° lugar, enquanto nacionalmente está entre os 150 melhores supermercados do Brasil, na 120ª posição.
A receita do crescimento
Analise o ambiente de trabalho, acrescente profissionais focados em gestão e coloque uma pitada de otimismo. Esta é a receita de sucesso, comenta Alves. “Profissionalizamos a gestão, treinamos e capacitamos os nossos profissionais, além de aperfeiçoar os processos buscando crescimento sólido”, completa.
Ainda de acordo com ele, a tendência para os próximos anos é que o consumidor faça compras próximo de casa. “Ele busca conforto e comodidade, por isso estamos investindo nos bairros com supermercados completos. E a vantagem de um negócio no bairro é que o cliente é chamado pelo nome. A proximidade com o consumidor é essencial”, expõe.
Com mais de mil colaboradores, seis lojas em três cidades e um centro de distribuição, os planos de expansão da empresa, que nasceu em Criciúma, e até hoje é comandada pela família Manenti, são calculados e estratégicos. “Para os próximos cinco anos pretendemos inaugurar novas lojas. A próxima acontece em julho, com a abertura do sétimo supermercado da rede, em Capivari de Baixo. Lá vamos empregar mais de 100 pessoas diretamente”, detalha o diretor de Expansão, Nério Manenti.
Setor supermercadista cresce 5,7% em 2014
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% em 2014. Já no setor supermercadista o aumento foi de 5,7%. Isto prova o quanto a classe está unida. “Somos uma classe unida, onde todos buscam o ápice. É claro que existe a concorrência, e isso é muito bom para o consumidor, mas não disputamos posição porque focamos em públicos distintos. Quem ganha com isso são os clientes”, explica Alves.
Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação
Veículo: Engeplus