GS1 Brasil discute prevenção de perdas e segurança dos alimentos nos supermercados na Convenção Abras 2015

Leia em 2min 40s

 O principal objetivo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil durante a Convenção ABRAS 2015 é levar aos supermercadistas e outros integrantes da cadeia de abastecimento alternativas para reduzir as perdas, o que resulta, por consequência, na preservação da segurança dos produtos e do consumidor. Soluções de automação baseadas nos padrões GS1 serão debatidas pelos diretores e consultores da entidade, entre elas a implantação do código GS1 DataBar.

 

Os padrões tecnológicos são aliados da cadeia de abastecimento quando se fala em diminuição de perdas, disponibilidade de produtos com segurança e informações confiáveis aos consumidores. "Evitar perdas é um dos recursos mais cruciais neste momento tão competitivo, no qual o setor supermercadista busca alternativas para manter suas margens. Fazer isso agregando confiança do produto e segurança ao consumidor é um passo adiante na evolução do varejo", afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) revela que, no caso dos supermercados, a quebra operacional é a responsável pela maior parte das perdas. Isso inclui mercadorias que sofrem avarias durante a movimentação, acondicionamento inadequado, prazo expirado de validade e deterioração de perecíveis, por exemplo - o equivalente a 33,4% do total.

 

GS1 DataBar
Muito usado para identificar alimentos, o código de barras GS1 DataBar tem dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de perecíveis e evitar a venda ao consumidor de produtos com data expirada, caso ainda não tenham sido recolhidos da gôndola do supermercado. No caso de frutas legumes e vegetais (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios), por exemplo, o principal ganho é o controle do prazo de validade.

 

O GS1 DataBar é uma tendência na área de alimentos por fornecer informações como a origem da mercadoria, a data de validade, informações sobre o fabricante, entre outros dados que garantem a segurança de compra e a venda dos produtos, além de reforçar o relacionamento do consumidor com o estabelecimento, que ganha credibilidade e confiança pelo serviço prestado. O GS1 DataBar possibilita a identificação não apenas de perecíveis, mas de produtos com espaço limitado, com melhor desempenho de leitura, caso de cosméticos, componentes eletrônicos e de telecomunicações, ferragens, joias, entre outros.

 

Sobre a GS1 Brasil
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

 


Convenção ABRAS 2015
Data: de 15 a 17 de setembro de 2015
Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)
Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 - Atibaia (SP)
http://www.abras.com.br/convencao2015/br/

 

 

Assessoria de Comunicação da GS1

 


Veja também

Setor supermercadista já trabalha com perspectiva de queda de vendas para o ano

  Coletiva de imprensa realizada pela ABRAS durante a 49ª Convenção   ...

Veja mais
ABRAS, com apoio de empresas de pesquisas, traz o cenário atual de consumo do Brasil

No primeiro dia da 49ª Convenção ABRAS (15/9), a entidade nacional do setor traz dados de pesquisa qu...

Veja mais
Alas 2015: Conexão com consumidor é fundamental para se diferenciar

Principal conclusão das palestras durante abertura do Workshop ALAS 2015, que acontece em paralelo à Conve...

Veja mais
ABRAS divulga Índice de Confiança do Supermercadista amanhã na 49ª Convenção

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresenta amanhã (15), em coletiva de imprensa no ...

Veja mais
49ª Convenção ABRAS começa terça-feira, dia 15, em Atibaia-SP

Em paralelo à Convenção ABRAS ocorrerá a 5ª Exposição de Tecnologia e o W...

Veja mais
Faturamento do setor atacadista cresce 6,5% em julho

Expectativa é que o resultado positivo apontado na comparação com junho abra caminho para re...

Veja mais
Seal Tecnologia na Convenção ABRAS 2015

Durante o evento acontece a 5º edição da Feira de Tecnologia, em que as empresas terão a oport...

Veja mais
ABRAS divulga dados de consumo do 1º semestre de 2015 e avalia perspectivas do setor para 2016

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga as perspectivas do setor supermercadista para 201...

Veja mais
5ª Exposição de Tecnologia Abras: Soluções com foco no consumidor

A 5ª Exposição e Feira de Tecnologia para Supermercados acontece na próxima semana,  para...

Veja mais