Coletiva de imprensa realizada pela ABRAS durante a 49ª Convenção
O setor de supermercados, reunido nesta semana no seu grande evento anual, a Convenção ABRAS, estima fechar o ano de 2015 com queda de vendas de -0,30% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, e divulgado hoje em coletiva de imprensa, em Atibaia (SP). A estimativa de resultados é realizada com moderação porque, de janeiro a julho, o setor já acumula queda de -0,20% em comparação com 2014 e mesmo com as vendas de final de ano a queda de faturamento não deve se reverter.
Para 2016, as projeções da entidade são um pouco melhores, com perspectivas de mais um ano de recessão, mas com inflação sob controle e vendas do varejo positivas, em torno de 0,4%.
"O Brasil já enfrentou momentos de verdadeiras crises no passado. Hoje é diferente. Temos uma economia pungente e um mercado interno maduro e bem abastecido. Apesar da previsão inicialmente negativa do nosso Departamento de Economia, estamos trabalhando para equilibrar os resultados este ano e superá-los no ano que vem. Durante os debates na nossa Convenção ABRAS, todos nós empresários do varejo estaremos atentos, principalmente, às oportunidades que nascem deste momento, para ganharmos em produtividade e eficiência e, com isso, conquistarmos ainda mais consumidores", afirma o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.
Índice de Confiança do Supermercadista
O Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a GfK, e apresentado ao mercado pela primeira vez na Convenção ABRAS 2015 mostra que 48,8% dos empresários do setor (quase metade em uma escala de 0 a 100) estão receosos em relação ao cenário macroeconômico atual do País, ou seja, a expectativa é negativa.
De acordo com o Índice, mesmo considerando a margem de erro, que seria de 5 pontos percentuais para cima ou para baixo, os resultados de 2015 (45,9% em fevereiro; 48,0% em abril; 43,4% em junho; e 48,8% em agosto), são muito consistentes ao longo do ano e confirmam uma desconfiança por parte dos supermercadistas que não está se revertendo.
O Departamento de Economia e Pesquisa da entidade e a GfK começaram a pesquisar o Índice de Confiança do Supermercadista em setembro do ano passado, na Convenção ABRAS 2014. Na época, o indicador apresentou resultado positivo (65% em escala de 0 a 100), demonstrando a confiança que havia no mercado consumidor brasileiro. Depois disso, o indicador foi trabalhado e sua avaliação realizada a cada dois meses, até a primeira divulgação, que ocorre hoje. A partir de agora, o Índice de Confiança do Supermercadista Brasileiro será divulgado a cada dois meses.
Convenção ABRAS 2015
Data: de 15 a 17 de setembro de 2015
Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)
Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 - Atibaia (SP)
Assessoria de Comunicação da ABRAS - (11) 3838-4509/3838-4584
Susana Ferraz - susanaferraz@abras.com.br - cel. (11) 9 8161-9943
Natalia Lima - natalia@abras.com.br - cel. (11) 9 8122-4501