Alas 2015: Conexão com consumidor é fundamental para se diferenciar

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Principal conclusão das palestras durante abertura do Workshop ALAS 2015, que acontece em paralelo à Convenção ABRAS 2015, é a busca pela sintonia fina com o consumidor

 


Por Giseli Cabrini, Atibaia (SP)  

 

 

Adotar ferramentas que possibilitem estabelecer uma conexão única e exclusiva com o consumidor de forma a fidelizá-lo e, assim, afastá-lo da concorrência. Essa foi a principal mensagem das palestras, que marcaram a abertura do workshop "Tendências e inovações para o varejo latino-americano", promovido pela Associação Latino-americana de Supermercados (ALAS) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na manhã, desta terça-feira, 15 de setembro.
"Mais uma vez nosso evento cumpre com o objetivo de trazer cases de sucesso para supermercados da América Latina envolvendo temas relevantes para a atividade", destacou o presidente da ALAS, Tomislav Kuljis.

 

Iniciando os trabalhos, o consultor de comunicação - Voz com Conteúdo, Bob Floriano, abordou o tema "Quem fala bem, vende mais". Em linhas gerais, o palestrante chamou a atenção para o desafio de criar uma estratégia de comunicação efetiva na mesma frequência dos seus stakeholders: fornecedores, colaboradores e clientes a fim de cada um deles se sinta parte do seu negócio, possibilitando sair do lugar comum e criar algo extraordinário, que leve à excelência. Ele alertou ainda para o perigo de que "se você não faz, alguém faz."


Na sequência, o vice-presidente de Iniciativas Estratégicas do grupo Dichter & Neira, Juan Carlos Escalante, falou sobre "Alcançando resultados com análises preditivas e Big Data". Além de diferenciar os dois conceitos (que diferentemente dos que muitos acreditam, não são coisas novas, mas adotadas no mundo desde a década de 50), ele destacou que mais importante do que o volume de dados que estão sendo gerados é saber utilizá-los de forma a "ter acesso a uma informação estratégica dois segundos antes do que todos os outros." E que ambas ferramentas são essenciais para aprimorar a gestão do negócio. "Ao mapear hábitos dos consumidores, é possível ir além da simples mensuração de resultados e, assim, ampliar margens e melhorar vendas."


O retail senior advisor da Accenture Brasil Hugo Bethlem discorreu sobre a questão do "Omnichannel: uma realidade para o consumidor e uma demanda para o varejo", acentuando que a estratégia deve se voltar para a conquista do coração e não da renda disponível do consumidor. Segundo o executivo, o preço pode até atrair o cliente, mas é o valor que permite fidelizá-lo. E que as empresas devem competir por valor de forma a proporcionar uma experiência de compra que surpreenda o cliente, independentemente do canal. Ele também frisou que a estratégia deve ser integrada. Resumindo: todos os canais devem e precisam conversar entre si. Além de cases de sucesso, Bethlem mostrou novidades como o aplicativo BrandZapp, uma vitrine de marcas mobile com muita interatividade que permite ao usuário conhecer lançamentos, ter acesso a ofertas, curtir e compartilhar o conteúdo, além de fazer compras online.


A última palestra ficou a cargo do executivo da Daymon Worldwide Dave Harvey, que elegeu o tema "Desenvolvimento de soluções para o consumidor através de marcas próprias". Na avaliação dele, embora no Brasil as marcas próprias representem pouco mais de 5% dos negócios dos supermercadistas, no mundo, elas são uma ferramenta poderosa de aproximação com o consumidor não apenas pelo preço atrativo, mas pela oportunidade do consumidor ter acesso a um item diferenciado em sintonia com seu estilo e demandas. E até mesmo a produtos inéditos e gourmets.
Participam do evento supermercadistas convidados de 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


O workshop ALAS está sendo realizado em paralelo à Convenção ABRAS 2015, que acontece de 15 a 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Realizado pela Abras, o evento é conhecido como o maior encontro dos líderes supermercadistas do Brasil. Durante três dias os participantes contarão com importantes palestras e painéis de renomados especialistas internacionais e nacionais, além da 5ª edição da Feira de Tecnologia, com as últimas tendências em equipamentos e serviços para o varejo de alimentos.

 

 

*Giseli Cabrini é repórter da SuperHiper, publicação da ABRAS

 


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