(esq.p/dir.) pres, da AMIS, Alexandre Poni; prefeito de BH, Márcio Lacerda, e pres. da ABRAS, Fernando Yamada. | |
Presidente da ABRAS, Fernando Yamada, em discurso na abertura do evento. Fotos: Ignácio Costa
|
Em seu discurso na cerimônia, o presidente da AMIS, Alexandre Poni, cobrou mais simplificação da tributação em Minas Gerais e mais parceria do poder público para facilitar o desenvolvimento do varejo no estado. "A presença fiscalizatória em Minas é importante, não há dúvida, pois representa a defesa do interesse público. Mas o empreendedor não pode viver amedrontado sob a ameaça de uma fiscalização meramente punitiva e arrecadatória" justificou. "Queremos ser parceiros em um diálogo permanente, construir juntos uma relação de respeito mútuo e de serviço ao bem comum", completou.
Na oportunidade o presidente da AMIS ressaltou também o atual momento econômico e político do país. "É preciso ajudar a construir a solução para a retomada do desenvolvimento. Os desafios são muitos, mas com determinação, união e diálogo, encontram-se as soluções. A nação está muito além do imediatismo de uma disputa política enraivecida, que só beneficia alguns e prejudica a grande maioria."
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, participou da solenidade, e destacou a SuperMinas como um evento muito importante para a realização de negócios no país. Yamada falou ainda da necessidade da união de empresários supermercadistas em prol do setor, e lembrou o apoio que sempre recebeu da AMIS nos projetos em âmbito nacional. "É uma relação de parceria constante. E coloco a ABRAS à disposição para apoiar o setor supermercadista mineiro e nacional no que for preciso". Ele também ressaltou o atual momento econômico do Brasil, e falou da importância em "não desanimar e buscar novas alternativas para o crescimento do setor."
Também prestigiaram a solenidade de abertura da SuperMinas o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o presidente da AMIPÃO, Tarcísio José Moreira, entre outras autoridades e empresários do estado.
Evento
A SuperMinas 2015 traz como tema central este ano a "Informação: ferramenta estratégica", que será debatido durante toda a programação de palestras, fóruns e consultorias que serão realizadas nos três dias de Congresso.
Além da parte de treinamento, voltada para a qualificação profissional, a SuperMinas traz ainda uma completa feira de negócios, onde os participantes têm acesso às novidades e tendências em alimentos, máquinas, equipamentos e softwares usados no comércio varejista. A área de exposição conta este ano com tem 25 mil metros quadrados e está recebendo cerca de 420 expositores nacionais e internacionais.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 50 mil visitantes em três dias, e uma geração em negócios acima de R$ 1 bilhão, incluindo o pós evento.
Natália Lima - Comunicação ABRAS/ Adenilson Fonseca - Comunicação AMIS