|
A 35ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper) começou na tarde de ontem (12/4), no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A solenidade de abertura, comandada pelo presidente da Apras e vice-presidente da ABRAS, Joanir Zonta, reuniu varejistas do estado e de várias partes do País. O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, e o vice-presidente da entidade, Marcio Milan, participaram da cerimônia.
Realizada pela Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), a Mercosuper acontece até o dia 14 de abril, e traz 140 expositores ligados ao setor alimentício representando empresas brasileiras e estrangeiras que apresentam as últimas tendências em produtos, serviços e tecnologias para supermercados.
O tema trabalhado nesta edição da Mercosuper é "Superoportunidade para bons negócios" e, de acordo com o presidente da APRAS, Pedro Zoanir Zonta, tem o objetivo de restaurar a confiança no futuro e movimentar a economia do Paraná mesmo em tempos de crise. "A Mercosuper é uma excelente oportunidade de nos reunirmos para discutir e pensar o cenário atual do setor, além de realizar um giro na economia pelas negociações especiais que conseguimos durantes os dias da feira. Esta é uma feira de negócios, de conexões e de oportunidades para as empresas de todos os portes", afirma Zonta.
Para o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, o evento é um marco na economia do Paraná e uma vitrine para o setor no País. "O momento difícil por que passa nosso Brasil pede ainda maior união de nós, membros da cadeia de abastecimento brasileira: supermercadistas e fornecedores, todos cada vez mais unidos para oferecer ainda mais oportunidades de compra aos consumidores em nossas lojas", disse Yamada em seu discurso na cerimônia.
Com a expectativa de reunir 35 mil visitantes nos três dias de evento, os organizadores projetam uma geração de mais de R$ 450 milhões em negócios gerados durante os dias da feira.
Capacitação
Durante os dias de feira, os visitantes se atualizam com os conteúdos das 37 palestras e fóruns, com mais de 50 palestrantes, que falarão sobre vendas, economia, sustentabilidades, entre outros importantes tópicos do varejo.
Para levar ainda mais conhecimento e tecnologia à Mercosuper, a Academia Apras fechou uma parceria com o Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP). A parceria inclui cursos de extensão gratuitos, certificados pela Universidade, além de visitas guiadas dos visitantes da feira ao mercado modelo, dentro da UP, que traz as últimas tecnologias em termos de promoções, canais e relacionamento com o consumidor.
Além da visita ao mercado modelo na UP, serão realizadas visitas técnicas aos supermercados Casa Fiesta, Festval, Supermercado Jacomar, Supermercado SuperBoni e Supermercado Michel. Esta edição da Feira traz, ainda, uma visita técnica ao Centro de Distribuição do Condor Super Center, que mostrará sua operação de logística.
Painel Logística Reversa
O vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS, Marcio Milan, participou do Painel Logística Reversa ontem (12/4), ao lado do coordenador de Meio Ambiente da APRAS, Maurício Lima, e Renan Soares, assessor jurídico da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), e de Ana Carolina Famá, da Viseu Advogados. O painel destacou a importância das empresas do setor participarem no Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens, firmado pela ABRAS e por associações representativas da indústria e do comércio, no final do ano passado, para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( Lei 12.305/10).
Novidades
A Mercosuper 2016 está trazendo diversas novidades, entre elas espaços específicos para determinados segmentos, o que vai deixar o evento mais dinâmico. No Espaço América Latina, fornecedores do Mercosul apresentarão seus produtos para facilitar o acesso dos supermercadistas paranaenses às novidades internacionais.
O Espaço Tecnologia vai reunir empresas especializadas em soluções tecnológicas de ponta para a gestão supermercadista, que vão apresentar as novidades e tendências em hardwares e softwares. Já o Espaço Gourmet, vai contar com produtos gastronômicos, como queijos, vinhos, cervejas artesanais e outros itens ligados ao tema.
Redação Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação APRAS