Volume de FLV rastreado no Programa RAMA cresceu 58% no primeiro trimestre

Leia em 5min

  

Coletiva de imprensa na sede da ABRAS para divulgar o Balanço do Programa RAMA

 

 

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apresentou crescimento de 58% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) rastreados no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço RAMA apresentado hoje (31/5) em coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em São Paulo.

 

O resultado é devido à adesão do Grupo Carrefour, segunda maior rede supermercadista do Brasil, no ano passado, de acordo com a PariPassu, empresa responsável pelas análises técnicas do programa.

 

Somente no primeiro trimestre de 2016 já foram rastreados 360,1 mil toneladas de FLV ante 227,5 mil toneladas do ano passado. O programa, lançado em 2011, monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de sua implantação.

 

"Até hoje, mais de 4 milhões de toneladas de alimentos foram rastreados desde o lançamento do Rama, apoiando a redução do uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) através da conscientização da cadeia produtiva e orientando a comercialização e o consumo seguro de alimentos, por meio do incentivo à adoção das boas práticas agrícolas e ao diálogo construtivo do setor", afirma Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.

 

Análise de resíduo
O balanço do Programa RAMA também destaca um aumento de 184% na quantidade de análises de resíduos no primeiro trimestre, na comparação com 2015.
Do primeiro trimestre de 2014 ao primeiro trimestre de 2016, o RAMA registrou aumento de 20% na evolução das conformidades das amostras, ou seja, nos resultados da qualidade do alimento, em relação aos resíduos de agrotóxicos.

 

"Realizamos um importante trabalho de conscientização do varejo e de todos os parceiros na cadeia de abastecimento sobre a importância desse programa para a saúde dos nossos consumidores. A nossa meta principal é ampliar a cobertura do programa, aumentando assim o monitoramento de FLV comercializado pelos nossos associados", destaca Milan, que é também responsável pela gestão do Programa na entidade.


Nova adesão
O Programa RAMA, lançado em 2011, tem 38 empresas participantes, entre grandes, médios e pequenos varejistas. O primeiro estado a implantá-lo foi Santa Catarina, com a parceria da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), que conta hoje com 22 supermercados atuantes. O segundo estado a implantar o RAMA foi o Rio Grande do Norte, com a parceria da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), com trabalhos iniciados em 2012; e o terceiro estado foi Sergipe, com apoio da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), que começou a implantação do Rama em 2014.

 

Grandes empresas como Angeloni, Bistek e Giassi, maiores redes de Santa Catarina, e Nordestão, a maior do Rio Grande do Norte, capitanearam a ampliação dos programas em seus respectivos estados; mas foi a entrada do Carrefour, segundo maior empresa do setor no País (Ranking ABRAS 2016), no início de 2015, que deu abrangência nacional ao programa da ABRAS, marcando a adesão individual das empresas ao mesmo (antes a adesão ocorria somente por estado, capitaneadas pelas associações estaduais de supermercados). Ainda em 2015 ocorreu a adesão da Coop - Cooperativa de Consumo, de São Paulo (15ª maior empresa pelo Ranking Abras 2016).

 

Neste final de maio, o programa ganhou mais uma importante adesão, a rede de varejo especializada em hortifrutigranjeiros, a Hortifruti, o que irá somar 39 empresas participantes do RAMA. Fundada nos anos 80, a rede conta com cerca de 400 lojas, concentradas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

 

Números
O Programa RAMA, de abrangência nacional, conta com 38 redes supermercadistas participantes (que representam mais de 20% das vendas total de FLV comercializados pelo setor no Brasil). São números muito significativos:

 

- 360,1 mil toneladas de FLV rastreados no primeiro trimestre de 2016 (previsão de mais de 1 milhão de toneladas até o final de 2016).
- Mais de 4 milhões de toneladas de alimentos rastreados desde o lançamento do Programa RAMA
- 38 empresas (redes) varejistas participantes (até maio/2016).
- Que faturaram cerca de R$ 67,97 bilhões em 2015.
- Mais de 12,9 mil check-outs com participação efetiva no Programa.
- 3 associações estaduais atuantes (ACATS, ASES e ASSURN) e
mais 7 em processo de avaliação (APAS, ASSERJ, ACESU, ASMAT, ASPAS, ASBRA e AMAS).
- Total de 1.600 amostras realizadas de 2011 ao primeiro trimestre de 2016, utilizando o conceito de Cobertura Coletiva com compartilhamento de dados.
- Total de 290 produtos rastreados com informação do campo até o ponto de venda, por meio do código de rastreabilidade.
- 81 produtos monitorados (do total de 290 produtos rastreados), constantemente, sendo que o Programa PARA, da Anvisa, estabelece 25 itens para análise).

 

O Programa RAMA conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking ABRAS 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.



Redação PortaL ABRAS



Veja também

Vendas reais dos supermercados caem 2,5% em abril, diz Abras

                    ...

Veja mais
Demanda nos supermercados começa a se estabilizar após quedas, diz Abras

As vendas dos supermercados brasileiros estão se estabilizando depois de um período de retraç&atild...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,24%

   Coletiva de imprensa na sede da ABRAS, em SP   As vendas do setor supermercadista...

Veja mais
ABRAS divulga indicadores do setor e balanço do Programa RAMA

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza coletiva de imprensa no dia 31 de maio, às...

Veja mais
Fernando Yamada recebe Medalha do Mérito Industrial Simão Miguel Bitar

                 O presidente da Associa&...

Veja mais
Frente CSE entrega carta ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

         A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, S...

Veja mais
Cursos de refrigeração, com apoio da ABRAS, chegam a Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal

As inscrições para os Cursos de Capacitação para Boas Práticas na Refrigeraç&a...

Veja mais
Nova política de crédito

Por Fernando Teruó Yamada      A Abras está atenta às opo...

Veja mais
Convenção ABRAS 2016: inovar para simplificar

   A 50ª edição da Convenção ABRAS, que será realizad...

Veja mais