As inscrições para os Cursos de Capacitação para Boas Práticas na Refrigeração Comercial em Supermercados nos estados do Mato Grosso, Tocantins e no Distrito Federal já estão abertas. Todos serão coordenados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Goiás, que tem larga experiência em ministrar esses cursos pelo bom trabalho realizado nos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, onde já foram capacitados 762 técnicos até hoje.
Os cursos, gratuitos e com certificado de participação, acontecem em turmas de 16 alunos (mecânicos e técnicos de refrigeração) cada uma. A implementação dos mesmos acontece no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
"Nosso trabalho de disseminação de Boas Práticas por meio desses cursos de capacitação foi muito bem executado pelo Senai Goiás, por isso surgiu a proposta de ampliarmos a parceria para esses estados", afirma Stefanie von Heinemann, consultora da GIZ.
Todo esse trabalho de capacitação de técnicos, que atuam principalmente em supermercados, apoia fortemente a redução dos vazamentos do HCFC-22 na atmosfera e ainda ajuda as lojas a economizarem, já que as boas práticas em refrigeração melhoram os procedimentos de utilização deste fluido, evitando vazamentos e reposições custosas.
"É muito importante que as empresas do comércio, supermercados e outros varejos que utilizam o HCFC-22 incentivem seus colaboradores (funcionários ou técnicos terceirizados) a fazerem esses cursos. Todos têm muito a ganhar, principalmente conservando o meio ambiente em vivemos", afirma Stefanie.
Cursos Gratuitos
Confira abaixo a programação dos cursos em Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins:
Redação Portal ABRAS/GIZ