|
Durante a honraria, o presidente da FIEPA, José Conrado Santos, falou do espírito empreendedor do empresário e amigo Fernando Yamada, e destacou a relevância de suas contribuições para o segmento produtivo e econômico do Estado do Pará e do Brasil.
Yamada agradeceu a homenagem e falou de toda a sua trajetória como líder empresarial. Lembrou com carinho dos conselhos do seu pai já falecido, Junishiro Yamada, e ressaltou o quanto foi importante sua aproximação com a FIEPA e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). "É muito bom ver o fruto do nosso trabalho reconhecido, principalmente por uma entidade tão importante para o Brasil, como é o sistema FIEPA. Aprendi muito com todos vocês, e estou muito honrado com a homenagem e feliz pela chance de estarmos juntos, construindo o melhor para o Estado do Pará", ressaltou o empresário.
História
O paraense Fernando Yamada, filho de imigrantes japoneses, é presidente do Grupo Y.Yamada, a 19ª maior rede supermercadista do País (pesquisa Ranking ABRAS 2015). Engenheiro civil, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, Fernando comanda com sua família a empresa fundada por seus avós Yoshio e Aki Yamada e presidida por seu pai Junichiro.
Na ABRAS, exerceu a vice-presidência desde 2000 até 2012, quando foi eleito por unanimidade presidente da entidade para o biênio 2013-2014. Pelos resultados de excelência na sua gestão, com a implantação do Plano ABRAS MAIOR, Fernando Yamada foi reeleito também por unanimidade em 2014, assumindo a presidência da ABRAS para o biênio 2015/2016.
Com longo trabalho voltado ao associativismo, Yamada foi presidente da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) de 1995 a 2002 e de 2006 a 2012. À frente da entidade criou, no seu primeiro mandato, a SuperNorte. Em 15 anos, a convenção supermercadista evoluiu e se tornou o maior evento empresarial da Amazônia. Hoje Yamada é também vice-presidente da ASPAS.
Yamada mantém grande atuação no Pará, onde foi secretário de Estado, de 1990 a 1991, comandando a Secretaria da Indústria Comércio e Mineração do Estado do Pará (Seicom). Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA; presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará; diretor do Sindicato do Comércio de Supermercados do Estado do Pará (Sindespa) e membro do Conselho Fiscal da Assembleia Paraense.
Fernando Yamada também tem representatividade internacional. Foi homenageado em 2009 pelo presidente do Senado Japonês, senador Satsuki Eda. Em 2010, recebeu o diploma de Honra ao Mérito concedido pelo cônsul-geral do Japão, Hyozo Myoi, entre diversas outras honrarias.
Medalha
Simão Miguel Bitar nasceu no Líbano, em 1879. Aos 16 anos escolheu o Brasil para iniciar sua vida profissional e antes de se estabelecer em Belém, foi vendedor ambulante nas ruas de Salvador (BA). Fundou a Bitar Irmãos, uma loja de armarinhos junto com os oito irmãos e, anos depois, se tornou um dos pioneiros da industrialização da borracha no Brasil.
Bitar faleceu no ano de 1959, aos 79 anos. A escolha do nome Simão Miguel Bitar para a Medalha do Mérito Industrial é uma forma de reconhecer o dinamismo e a luta de quem contribui para o desenvolvimento do setor produtivo paraense.
Redação Portal ABRAS