Comércio e serviços se unem na luta por pleitos

Leia em 2min 30s

As sete maiores entidades do comércio e serviços do País estão unidas, por meio da Unecs, em torno de pautas comuns e uma frente parlamentar que lhes deu força para reivindicar seus pleitos nacionais



O setor de comércio e serviços, representado pelas sete maiores entidades, detém mais de 20% dos empregos formais e mais de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Apesar de todo o peso econômico, estava difícil ver os pleitos atendidos e as entidades criaram a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (Unecs).


As demandas comuns da Unecs passaram a ser discutidas por parlamentares, ministros e presidentes das entidades nacionais. A entidade é formada pelas Associações Brasileiras de Supermercados (Abras); de Atacadistas e Distribuidores (Abad); de Materiais de Construção (Anamaco); de Lojistas de Shopping (Alshop); e de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além das Confederações Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


"A Unecs e a frente parlamentar nos deram maior visibilidade institucional e força para levar os nossos pleitos", diz o idealizador da entidade e primeiro presidente, Fernando Yamada, que também comanda a Abras.

Entre as reivindicações comuns está o trabalho intermitente (jornadas de trabalho com horários flexíveis) com a qual, segundo Yamada, o comércio pode gerar dois milhões de empregos.


Outros pontos são a terceirização da mão de obra, mudanças no mercado que detém a operação de cartões de crédito, débito, tíquetes e outros meios de pagamento. "Queremos que outras empresas passem a operar para gerar concorrência e tornar esse mercado mais competitivo", comenta, adiantando que os empresários querem a simplificação e modernização na área trabalhista, previdenciária e tributária para fazer o Brasil mais eficiente e competitivo.


Crédito
José do Egito, presidente da Abad, diz que o setor também reivindica uma política de crédito de longo prazo e com juros mais baixos. "Precisamos de mais crédito de longo prazo e com juros mais baratos", comenta, ressaltando que a indústria brasileira já tem alguma coisa nessa área mas o setor de comércio e serviços não.


O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, explica que as entidades se uniram para ganhar sinergia. Pra ele, o mais urgente é a gestão da modernização da legislação trabalhista e a reforma da previdência. Adianta que é preciso adequar as leis com a realidade atual e ter uma interpretação fiel dos contratos do trabalho. "É hora de aproveitar as mudanças para criar condições que impulsionem o setor de comércio e serviços nacional".


A Unecs destaca que a frente parlamentar foi criada para promover ações de aprimoramento da legislação federal e fomentar o crescimento do setor, gerando mais empregos e renda para o Brasil. Observa ainda que a associação suprapartidária, constituída na esfera do Congresso Nacional, conta com mais de 270 parlamentares.

 

 

Fonte: Artumira Dutra - Jornal O Povo


Veja também

4º Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas acontece no dia 17/8

  A Associação Brasileira de Supermercados realiza no dia 17 de agosto, a partir das 8h30, o 4º...

Veja mais
Super Muffato reinaugura loja conceito em Londrina

       Área de vendas é ampliada em 20% e gera 30 novas vagas de emprego  ...

Veja mais
APES realiza mais uma edição da Super Mix a partir do dia 20/7

    A 11ª edição da Super Mix - Feira das Indústrias, Atacadistas, Distrib...

Veja mais
Supermercados do Paraná investem mais de R$ 180 milhões

Condor, Festval e Muffato devem inaugurar nove novas lojas neste ano e gerar 2 mil empregos diretos  Em meio &agra...

Veja mais
Savegnago Supermercados chega a Rio Claro

Rede inaugura primeira unidade no município e 36ª do grupo com uma loja de mais de 2.600 m² em á...

Veja mais
ABRAS defende importância do cartão próprio em reunião com senador

  (Da esq.p/a dir.): Alexandre Seabra, João Francisco Vieira, Antônio Cesa Longo e ...

Veja mais
Ações para semana do peixe 2016 podem elevar consumo de pescado em mais de 30%

A mobilização do setor privado para a realização da Semana do Peixe em 2016, entre 1º e...

Veja mais
Grande rede de supermercados deve construir loja no Cidade Aracy

Bairro é um dos que mais crescem em São Carlos A reportagem apurou com uma fonte ligada ao setor da const...

Veja mais
Preço do açúcar acumula alta de 56% nos últimos 12 meses, diz GfK

A alta de preços às condições climáticas e ao grande volume de exportaçõ...

Veja mais