A alta de preços às condições climáticas e ao grande volume de exportações
Segundo dados da GfK, o preço do açúcar subiu 16,5%, nos primeiros seis meses de 2016, ultrapassando em 10 pontos percentuais o IPCA, índice oficial de inflação do IBGE, que no mesmo período acumulou alta de 6,17%. Em junho, o preço médio do quilo do produto nos supermercados e hipermercados chegou a R$ 2,72, ficando 56% acima dos R$ 1,74 registrados em junho de 2015, enquanto o IPCA acumulado dos últimos 12 meses foi de 8,89%.
Especialistas da GfK atribuem a alta de preços às condições climáticas e ao grande volume de exportações. “As fortes chuvas do primeiro semestre atrasaram a colheita de cana-de-açúcar e afetaram produção que estava em grande parte comprometida com as exportações. A combinação desses dois fatores reduziu a oferta do produto no mercado interno”, observa o Diretor da Unidade de Auditoria de Varejo da GfK, Marco Aurélio Lima.
O índice Abrasmercado, elaborado pela GfK em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), mede a variação de preços de 35 categorias de produtos de consumo básico nas lojas de autosserviço em todo o Brasil. Os preços são coletados quinzenalmente em 320 super e hipermercados das principais regiões do País.
Veículo: Dinheiro Rural