A mobilização do setor privado para a realização da Semana do Peixe em 2016, entre 1º e 15 de setembro de 2016, já começa a dar bons frutos. Coordenada pelo Comitê das indústrias de Pesca da Fiesp (Compesca), a articulação já recebeu apoio de diversas entidades à campanha, dedicada a incentivar a comercialização de peixes e frutos do mar no varejo. Em anos anteriores, houve registros de aumento de 30% no consumo de pescado no período.
Para este ano, a cadeia produtiva já se prepara para superar este patamar. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) já iniciou a divulgação da campanha às suas 27 associações estaduais, que congregam 84,5 mil lojas. De acordo com Márcio Milan, vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS, uma série de iniciativas já está sendo coordenada junto aos escritórios estaduais da entidade, como uma coletiva de imprensa no fim de agosto para engajar a grande mídia na causa. Além disso, a revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista, preparou uma reportagem especial sobre a Semana para a edição de julho, cuja circulação está prevista para os próximos dias.
Na abertura da I Feira Nacional da Piscicultura (Fenapis), realizada em Jaboticabal entre 13 e 15 de julho, o diretor do Instituto de Pesca de São Paulo, Luiz Ayroza, fez o lançamento oficial da campanha junto aos produtores aquícolas. "A PeixeBR [Associação Brasileira da Piscicultura], PeixeSP [Associação Paulista da Piscicultura] e a Câmara Setorial de Pescado de São Paulo farão várias ações para se aumentar o consumo de pescado para disponibilizar preços mais acessíveis ao consumidor", disse. O próprio Instituto já programou diversas atividades para estimular o consumo, como ciclos de palestras, visitas monitoradas e até oficinas de artes para as crianças.
Já a Fiesp organizará, em 8 de setembro, um evento de discussão sobre os principais entraves e cases de sucesso da comercialização de pescado, no qual pretende reunir desde representantes do setor privado até entidades como o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Associação Brasileira das Indústrias de Pesca (Abipesca) também já manifestou apoio à iniciativa. Um dos criadores da Semana do Peixe junto ao então Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Abraão Oliveira, também já anunciou adesão e assumiu parte da mobilização de parceiros. O Compesca também já passou a receber consultas de todo o País para saber como apoiar.
Com isso, da produção ao varejo, passando pela industrialização, o setor se empenha para realizar uma excelente Semana do Peixe em 2016 e projetar com antecedência as próximas edições.
Semana do Peixe 2016
O que é?
Um conjunto de ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no Brasil para estimular o consumo de pescado no País, tais como: campanhas promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais junto ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe etc) circulação das ações na grande mídia, entre outras.
Quando será realizada?
Entre 1º e 15 de setembro de 2016.
Como posso participar?
Mobilizando parceiros regionais e sua rede de contatos, criando ações que possam incentivar o consumo de pescado neste período.
Já há material de divulgação?
Os organizadores desta mobilização estão em busca de autorização do Mapa para veiculação de materiais preparados em anos anteriores, bem como a identidade visual da campanha (logotipo e outras marcas).
Para dúvidas, fale com semanadopeixe2016@gmail.com ou:
Abraão Oliveira: (61) 9 9355-3849
Pedro Pereira: (11) 9 9730-5070
Assessoria de Comunicação da Seafood Brasil