Enquanto vários setores da economia enfrentam maus momentos com a crise econômica, os supermercadistas acreditam que esse é um bom momento para vender. Uma pesquisa da Associaçao Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que o setor está se preparando para um crescimento de 10,3% nas vendas nesta Páscoa em relação ao mesmo evento no ano passado. "Ninguém respondeu que esperava vender menos, o que raramente acontece", afirma o presidente da entidade Sussumu Honda.
A combinação de vários fatores positivos explica o otimismo. O primeiro deles é o reajuste de 12% do salário mínimo. Como a Páscoa cairá entre os dias 10 e 12 de abril, no início do mês, as pessoas terão mais dinheiro para gastar. A menor pressão inflacionária também é favorável, ao elevar a renda disponível para consumo. Com a retração no crédito, os consumidores também estão menos comprometidos com o pagamento de prestações, embora Honda acredite que esse efeito será mais visível a partir de julho.
Em fevereiro, as vendas dos supermercados cresceram 4,2% em termos reais e 10,3% em termos nominais. No bimestre, as vendas acumularam alta real (descontada a inflação) de 5,4%. (CF)
Veículo: Valor Econômico