Na comparação com fevereiro do exercício de 2008, os supermercados aind apresentam resultados expressivos apesar da crise
As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2009 cresceram 4,16%, em relação ao mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Em comparação a janeiro de 2009, houve queda de -5,37%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve uma alta de 5,37%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE. Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 10,30% em relação ao mesmo mês do ano anterior e queda de -4,85% sobre o mês anterior. Já o acumulado ficou em 11,55%.
"Como o mês de fevereiro tem menos dias, é natural que haja uma queda em relação a janeiro. Mas, se compararmos com fevereiro do ano passado, o setor supermercadista ainda apresenta um resultado expressivo, mesmo com a crise financeira internacional.
Isso corrobora a tese de que o varejo de alimentos é um dos últimos a sentir os efeitos de crises econômicas. No entanto, o resultado acumulado mostra que a tendência de crescimento não é tão forte como em 2008", avaliou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Em fevereiro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -1,60%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com fevereiro de 2008, o AbrasMercado apresentou alta de 12,15%, passando de R$ 231,78 para R$ 259,94.
Veículo: Jornal do Commercio - AM