Carnes estão entre itens que sofreram perdas no setor supermercadista

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No ano de 2015 foram R$ 6,19 bilhões em quedas anuais

 
A 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, apresentada na última quarta-feira (17) no 4º fórum Abras de Prevenção de Perdas, aponta que o setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R$ 6,19 bilhões em quedas anuais.
 
A avaliação foi realizada com base nas informações de 302 redes participantes, que somam 4.346 lojas no País.  Desses, 30,53% (empresas respondentes) têm faturamento acima de R$ 100 milhões. Em 2014, essa participação era de 17,84%.
 
O Fórum foi aberto pelo superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras, São Paulo/SP), Marcio Milan, que ressalta a importância da pesquisa para os varejistas. "Os dados divulgados nesta pesquisa contribuem para o planejamento das empresas supermercadistas, para que possam reduzir as perdas, definir estratégias e ampliar a eficiência das lojas, e assim melhorar ainda mais seus serviços aos consumidores", destaca.
 
Dentre os artigos que mais sofreram perdas no ano passado, de acordo com a pesquisa, está a carne, representando 14% da perda. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelos empresários, estão a quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
 
No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.
 
Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas.
 
Fonte: Feed&Food


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