O que poderia ser, com folga, a maior rede supermercadista brasileira com capital nacional em faturamento foi perdido no ano passado. De acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o índice de perdas no setor chegou a 2,26% do faturamento em 2015, o que representa R$ 6,19 bilhões. Para efeito de comparação, a maior rede do segmento no Brasil, excetuando as quatro com participação de capital estrangeiro, faturou R$ 4,5 bilhões.
O estudo foi apresentado no 4º fórum Abras de Prevenção de Perdas, que reuniu empresários e executivos da cadeia de alimentos, em São Paulo nessa quarta-feira (17). O Fórum foi aberto pelo superintendente da entidade, Marcio Milan, que ressaltou a importância da pesquisa para os varejistas. “Os dados divulgados nesta pesquisa contribuem para o planejamento das empresas supermercadistas, para que possam reduzir as perdas, definir estratégias e ampliar a eficiência das lojas, e assim melhorar ainda mais seus serviços aos consumidores”.
A 16ª Avaliação de Perdas foi realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), e contou com a participação de 302 redes supermercadistas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.
Do total de respondentes, 65,9% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.
Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas. (Com informações da assessoria de imprensa da Abras).
Fórum na AMIS
No próximo dia 30 de agosto, a AMIS realiza um fórum especial sobre o assunto. Das 8h da manhã às 5h30 da tarde, especialistas em prevenção de perdas vão apresentar cases sobre o tema e discutir as ações que o setor vem adotando. Uma das atrações é a apresentação da pesquisa da Abras.
Fonte: Portal Amis