Começou na manhã desta terça-feira a 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2016, em Porto Alegre. A solenidade de abertura reuniu empresários do varejo de diversas regiões brasileiras. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, abriu o evento destacando o momento político e econômico do País, e se mostrou otimista em relação ao crescimento do Brasil. "Está edição da Expoagas foi construída com dedicação, investimento e mentes sonhadoras, porque sabemos que o momento atual é desafiador. Precisamos acreditar que somente nós faremos nossa atividade mais eficiente."
O evento, que acontece até o dia 25/8, contou com diversas autoridades da região. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou da cerimônia, e destacou a importância da Expoagas para o País. "Esta Convenção é um exemplo para o Brasil empreendedor. Serve para movimentar negócios, ideias e ampliar a visão para desafios futuros."
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada também participou solenidade, e em seu discurso agradeceu a parceria da do presidente Antonio Longo e de toda a diretoria da AGAS, e ressaltou que sua gestão (2012/2016) na entidade nacional foi pautada no fortalecimento do setor pelas associações estaduais. Yamada falou também dos trabalhos realizados nos últimos anos. "A ABRAS cresceu, a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) cresceu, e a Frente Parlamentar mista em Defesa Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE), da qual participam as duas entidades, é hoje uma das mais atuantes do Congresso", destacou Yamada, relembrando os recentes encontros com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir as propostas do governo federal para reconduzir o País ao crescimento.
35ª Expoagas
A Expoagas 2016 reúne 347 expositores de produtos, serviços e tecnologia do varejo. Consolidada cada vez mais como um evento plurissetorial, o evento reunirá este ano não apenas supermercadistas como também membros de setores como padarias, açougues, hotéis, bares, restaurantes, petshops, hospitais, lojas de conveniência, de bazar e de R$ 1,99, farmácias e outros segmentos do varejo.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 42 mil visitantes, até o dia 25 de agosto, e movimentar cerca de R$ 445 milhões em negócios durante os três dias de evento.
O encontro congregará representantes de pelo menos seis mil empresas ligadas à cadeia do abastecimento, dos 27 estados brasileiros e de outros nove países. Além da feira de negócios, a programação inclui ainda palestras, seminários, oficinas práticas e visitas-técnicas.
Participação da ABRAS
No dia 24 de agosto, às 14h, o superintendente da ABRAS, Marcio Milan participa do Painel Jurídico: direto ao ponto. No mesmo dia, às 16h, o coordenador do Comitê de Perdas da ABRAS, Marcos Manea, participará do painel Boas Práticas em Refrigeração: as novas tendências e adequações. Ambos os painéis acontecerão no Centro de Aperfeiçoamento Técnico da Expoagas.
Mais informações: www.agas.com.br
Redação Portal ABRAS/AGAS