De acordo com os dados apresentados, na classe C o café torrado supera o solúvel e o cappuccino, atingindo participação de 46% das compras.
O café torrado e moído ainda é o mais consumido no País, mas pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que as compras desse produto variam consideravelmente entre as faixas da população. No universo do café, o torrado e moído é o mais comprado, principalmente, pelas classes de menor poder aquisitivo C e D/E. Já a faixa A/B tem como preferência o cappuccino.
As informações são do presidente do Conselho Consultivo da entidade, Sussumu Honda, que participa do 24° Encontro Nacional das Indústrias de Café (EnCafé), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em Una (BA).
De acordo com os dados apresentados, na classe C o café torrado supera o solúvel e o cappuccino, atingindo participação de 46% das compras. Já na D/E, esse porcentual alcança 31%. Quanto ao segmento A/B da população, a de maior poder aquisitivo, o cappuccino representa praticamente metade das aquisições, com 49%.
Ainda de acordo com Honda, supermercados e hipermercados concentram as vendas de café no Brasil, respondendo por 70% da comercialização do produto. "Os consumidores estão planejando mais suas compras, aproveitando oportunidades", acrescentou, referindo-se às mudanças no perfil dos consumidores.
Fonte: Revista Cafeicultur