Puxada por Páscoa, vendas nos supermercados sobem 12,2% em março

Leia em 2min 30s

Em março, as vendas nos supermercados cresceram 12,2% em comparação ao mesmo mês em 2017, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano, a alta é de 2,28% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

 

O aumento é o melhor resultado acumulado no período desde 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. A alta é ainda maior se a comparação for em relação a fevereiro. Neste caso, as vendas do setor cresceram 17,23%.

 

Segundo a Abras, o desempenho está relacionado ao calendário. “O bom resultado foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês”, disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Março também se beneficiou em relação a fevereiro porque teve três dias a mais.

 

A diretora de marketing da Kantar Worldpanel, Christine Pereira, diz que o que mais cresceu até fevereiro foi o segmento do atacarejo. Se o hipermercado e o supermercado tiveram alta nominal de 6,9%, no atacarejo o crescimento foi de 12,2%. A Kantar é especializada em pesquisa de mercado.

 

“O brasileiro se tornou multicanal nos últimos anos. Ele faz a compra para abastecimento no atacarejo e depois faz a reposição no mercado de vizinhança”, exemplifica. Ela conta que, em 2013, os consumidores usavam cinco canais de compra; em 2017 subiu para sete. “O consumidor está fazendo escolhas mais conscientes e a lealdade é menor”, completa Christiane.

 

Até fevereiro, segundo a Kantar, diz todas as categorias de consumo registraram crescimento, como alimento, bebida, higiene, limpeza. No ano passado, o brasileiro priorizou os gastos básicos. Em compensação, outros gastos caíram, como lazer (incluindo viagens), festas e vestuário. “Esses itens estavam crescendo até 2014, mas depois andamos para trás”, diz.

 

Preços menores

 

Outro dado divulgado é a queda de 0,9% dos preços de produtos vendidos em supermercados brasileiros em março de 2018 na comparação com fevereiro, de acordo com a Abrasmercado. A cesta, composta por 35 produtos, passou de 442,88 reais para 438,83 reais. A pesquisa foi feita pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras. Já na comparação entre março de 2017 e 2018, a queda neste ano foi de 5,74%.

 

As maiores altas foram farinha de mandioca (4,08%), leite longa vida (4,01%), ovo (2,68%) e queijo mussarela (2,59%). O tomate, que já foi muitas vezes vilão da inflação, é o alimento que registrou a maior queda (-10,51%), seguido pelo feijão (-6,03%), pela batata (-4,87%) e pela cebola (-2,92%).

 

Fonte: Veja


Veja também

Vendas têm alta de 2,2% no primeiro trimestre

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento de 2,28%, sobre um ano ...

Veja mais
Vendas dos supermercados cresceram 2,28% no 1º trimestre

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento de 2,28%, maior resulta...

Veja mais
Supermercados têm melhor primeiro trimestre em cinco anos

O setor de supermercados registrou vendas 2,28% maiores no primeiro trimestre deste ano em relação a igual...

Veja mais
Supermercados têm crescimento de 2% em vendas no AM e acompanham cenário nacional

O setor de supermercados amazonense registou alta de aproximadamente 2% nos primeiros quatro meses de 2018. O dado foi d...

Veja mais
ABRAS participa do painel "150 dias da reforma trabalhista" promovido pela UNECS

          O presidente da Associaç&at...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas no primeiro trimestre

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais
Vendas reais de supermercados no Brasil sobem 2,3% no 1º tri, melhor resultado desde 2013

São Paulo (Reuters) - As vendas de supermercados do Brasil em março subiram 12,12 por cento em termos reai...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas no trimestre

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais