Abril deve trazer novo aumento de vendas nos supermercados, diz Abras

Leia em 2min 30s

As vendas dos supermercados no primeiro trimestre cresceram 2,12% em relação a igual período do ano passado. No mês de março, a expansão foi de 6,45%, ante fevereiro, mas no confronto com março de 2008, o faturamento caiu 4,22% em termos reais, ou já deflacionados pelo IPCA. Em todo o ano de 2008, o faturamento do setor cresceu 10,5%.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), responsável pelo s dados, a baixa do faturamento em relação a março do ano passado é explicada pelo fato de a Páscoa ter ocorrido naquele mês em 2008. "Trata-se de um efeito sazonal que acabou por reduzir também a alta acumulada no trimestre", disse o presidente da entidade, Sussumu Honda. Segundo ele, entretanto, a previsão é de que, neste mês de abril, o setor supermercadista registre aumento mais acentuado das vendas, entre outros fatores, também por conta da Páscoa.

 

A Abras consolidou ontem o faturamento total do ano de 2008, que alcançou R$ 158,5 bilhões. O montante representa aumento real de 10,5% perante 2007 e corresponde a 5,5% do PIB do país. Em termos nominais, o crescimento das vendas foi de 16,3%.

 

Os investimentos do setor supermercadista devem alcançar cerca de R$ 2,4 bilhões em 2009, com foco em aportes mais substanciosos de grandes redes, como Pão de Açúcar e Wal-Mart. A estimativa é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen.

 

O montante é 35% inferior aos R$ 3,7 bilhões investidos pelo setor no ano passado, mas as bases não são comparáveis. O valor apurado em 2008 foi colhido junto a 330 informantes (60% do setor). Já a previsão para este ano contou com apenas 253 respostas (42,6%).

 

Dada a conjuntura de incertezas econômicas, muitos empresários preferiram calar sobre esse tipo de plano. Para o presidente da Abras, essa previsão deve ser superada. Ele lembra que planos já anunciados pelo Pão de Açúcar (R$ 1 bilhão) e Wal-Mart (R$ 1,6 bilhão) para este ano já ficam acima da estimativa, embora não tenham sido executados ainda.

 

Ele acredita que as grandes redes devem aproveitar o momento para ganhar mercado com aquisições. As dificuldades com crédito e retração do consumo, mais sentidas por grupos menores, pode favorecer esse movimento.

 

Se essa avaliação se confirmar, a concentração do setor voltar a crescer. A concentração em 2008 ficou praticamente estável, com 38% do faturamento dividido entre as três maiores empresas (Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart). Em 2007 a fatia compartilhada era de 39% das vendas. O ranking mostra que em 2008 o número de lojas cresceu 1,5%; e o de caixas registradoras, 2,7%. O número de funcionários cresceu 1%. A área de vendas mostrou estabilidade devido à tendência de aposta em lojas mais compactas.
 


Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Impacto nos mercados

A Associação Brasileira de Supermercados estuda elaborar uma campanha para esclarecer que não h&aac...

Veja mais
Faturamento dos supermercados atinge R$ 158,5 bilhões em 2008

De acordo com o 32º Ranking Abras 2009, as vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto do paí...

Veja mais
Inscrição para MBA em gestão de supermercados da Abras e da FGV-EAESP termina dia 15 de maio

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) encerra dia 15 de maio as inscrições para a...

Veja mais
ABRAS realiza coletiva de imprensa no dia 29/04

No dia 29/04 (quarta-feira), às 13h30 horas, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) reali...

Veja mais
Abras leva supermercadistas a “encontro de líderes” nos EUA

Entidade participa de congresso do setor alimentício norte-americano e promove visitas técnicas a grandes ...

Veja mais
Abras divulga Líderes de Vendas

  Veículo: Meio & Mensagem...

Veja mais
Estudo da Abras aponta marcas mais vendidas

Pesquisa Líderes de Venda mostra quais são as cinco marcas mais vendidas nos supermercados brasileiros em ...

Veja mais
Vendas crescem 4,16% em fevereiro, aponta estudo da Abras

Na comparação com fevereiro do exercício de 2008, os supermercados aind apresentam resultados expre...

Veja mais
Abras prevê aumento de 10% na Páscoa deste ano

Enquanto vários setores da economia enfrentam maus momentos com a crise econômica, os supermercadistas acre...

Veja mais