EXPOSUPER 2018: Programa de rastreabilidade avança em SC

Leia em 2min

Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville (PR), que acontece até hoje (21), foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), que trata sobre rastreabilidade de alimentos. Santa Catarina foi o Estado pioneiro no projeto e tem 23 redes engajadas, praticamente a metade do total do Brasil, que está atualmente em 48 redes. A meta até o final do ano é envolver 60 redes de supermercados no programa.

 

O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini. O painel sobre a rastreabilidade contou também com a participação do professor Luis Tejon, que apresentou um modelo de comunicação com o público alvo do projeto.


O programa de rastreabilidade, segundo Giampaolo Buso, tem oito estados brasileiros engajados no total, todos os processos realizados através das associações estaduais de supermercados vinculados à Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS),  que desde 2012 possui o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA).


O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas em todo o País. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos estados mais avançados do País.
Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento. São atualmente 23 redes supermercadistas catarinenses engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.


Para o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. "O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza".


O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.
Três redes catarinenses já conquistaram prêmios nacionais de Boas Práticas na rastreabilidade, as redes Hippo e Angeloni, duas vezes cada uma e o Supermercado Zabot.



Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS


 


Veja também

Preço do leite quase dobra no Rio de Janeiro

A turismóloga Silmara Camis, de 56 anos, não abre mão do seu lanche da tarde: biscoito e café...

Veja mais
Abertura oficial da Exposuper 2018 reúne empresários do setor em Joinville

       Presidente da ACATS, Paulo César Lopes    ...

Veja mais
APAS: preços em supermercados paulistas voltam a subir em maio, mas ainda têm baixa no ano

   Os preços em supermercados paulistas voltaram a subir em maio após três meses de queda...

Veja mais
Supermercados: Preços voltam a subir após três meses

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE subiu 0,25% em maio, ante abril, nos ...

Veja mais
Exposuper acontece de 19 a 21 de junho em Joinville

     Começa na próxima terça-feira (19) a 31ª edi&ccedi...

Veja mais
Reunião discute logística reversa

Brasília (11/06/2018) – O Ministério do Meio Ambiente e o setor empresarial deram, na segunda-feira,...

Veja mais
Sead participa de evento para fortalecer a comercialização da agricultura familiar

Em reunião realizada nesta quinta-feira (24), em João Pessoa (PB), a Secretaria Especial de Agricultura Fa...

Veja mais
ABRAS participa do ASSERJ Conecta na capital fluminense

  Da esq.p/a dir. João Galassi (ABRAS), Genival Beserra (ASSERJ), João Sanzovo (ABRAS), F&...

Veja mais
Vendas de supermercados caem em abril, diz Abras

As vendas de supermercados do Brasil em abril caíram 5,84% comparado ao mesmo mês de 2017 e 12,6% na compar...

Veja mais