Dia do Supermercado: O momento é de inovação

Leia em 4min

A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do supermercado. O Dia Nacional dos Supermercados ou simplesmente Dia dos Supermercados é comemorado anualmente em 12 de novembro.

 

O supermercado é o lugar onde a maioria das pessoas faz suas compras, pois reúne todos os produtos necessários para o consumo, como carnes, legumes, peixes, cereais, pães e dezenas de outras coisas, incluindo objetos de decoração, roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

 

Muitos supermercados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil costumam fazer promoções, descontos e campanhas especiais no Dia dos Supermercados, data que não é muito popular entre os clientes. O Dia Nacional dos Supermercados é celebrado em 12 de novembro por causa da lei que regulamentou a profissão de supermercadista no Brasil.

 

Em 12 de novembro de 1968, o Decreto de Lei nº 7.208, oficializou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados - Abras.

 

O setor, que representa 5,4% do PIB nacional, faturou em 2017 R$ 353,2 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a instituição, já são 89 mil lojas pelo país, o que faz do varejo um dos setores que mais empregam no Brasil, com 1,8 milhão de empregos diretos nas unidades de atendimento.

 

O Momento é de Inovar

 

Inovação é a palavra de ordem do momento. Todos buscam novidades e facilidades que transformem o dia a dia, trazendo maior comodidade e conforto em meio à rotina intensa e a falta de tempo cotidiana. No varejo não é diferente.

 

Cada vez mais clientes procuram por inovação, seja na forma de atendimento ou em produtos diferenciados. Por isso, é necessário que o varejo esteja sempre atento e traga inovação para o setor.

 

As marcas passaram a criar produtos que estão mudando a forma de compra dos clientes, transformando o que era um diferencial em uma necessidade. Isso torna a inovação importante também para o mercado varejista, que deve oferecer produtos e serviços adequados ao desejo do consumidor.

 

Mas como inovar? Quais métodos, produtos e serviços podem ser disponibilizados para sua clientela de modo a fidelizá-la e encantá-la? Vamos ver algumas dicas.

 

- O impacto da inovação deve ser positivo sobre o consumidor e ao mesmo tempo deve estar conectado com a realidade do negócio. O mercado precisa funcionar de acordo com a expectativa e necessidade do cliente, proporcionando uma experiência nova e que muitas vezes ele nem imagina.

 

- O diferente e inovador nem sempre parte do produto, mas sim da forma como é ofertado ao cliente. Consumidores habituados com as facilidades dos meios digitais buscam na loja física a mesma facilidade de contato e exposição dos produtos, organização da loja e atendimento de uma equipe envolvente e com conhecimento.

 

- Esteja atento a novas tecnologias que podem melhorar tanto o funcionamento do mercado quanto o atendimento aos consumidores. A realidade virtual ou ampliada, por exemplo, está se espalhando e se tornando mais acessível às empresas, auxiliando o consumidor a experimentar uma nova forma de consumo.

 

- Novidades são sempre um bom atrativo. Por isso, esteja sempre informado sobre as tendências e novidades de consumo para, assim, adotar maneiras de se adequar e se antecipar às inovações.

 

- Sabe o que significa o termo Fisital? É a união do físico com o digital. As inovações em tecnologia devem conectar a loja física à digital, criando assim novas formas de contato dos consumidores com o comércio.

 

- Se o seu supermercado dispõe de ferramentas de interação com os clientes, certifique-se de que a utilização e manuseio sejam de fácil acesso e entendimento para os clientes. Isso os tornará mais engajados e fiéis à sua marca.

 

- Utilize a inovação a seu favor para coletar informações sobre sua clientela e conhecer seu público-alvo. Isso lhe proporcionará meios de oferecer ainda mais novidades e facilidades ao seu consumidor.

 

- Invista no capital humano. Uma equipe bem preparada, satisfeita e com conhecimento profundo do mix de produtos é fundamental para atrair o consumidor. Capacite sua equipe de funcionários e motive-os para encantar e fidelizar os clientes.

 

A visão do negócio, a preocupação em estar sempre atualizado com as novidades que surgem a todo o momento e que podem reverter em crescimento para o negócio são prerrogativas do varejista que quer fidelizar e encantar seu público-alvo.

 

Fonte: Promo View

 


Veja também

Supermercados empregam mais de 5 mil pessoas no município

  Nesta segunda-feira, 12, é celebrado o Dia Nacional dos Supermercados. A data é importante para a ...

Veja mais
Como criar promoções especiais no Dia do Supermercado?

Hoje é um ótimo dia para aprender como criar promoções específicas para cada comprado...

Veja mais
Marcos Jorge destaca parceria do MDIC com a Associação Brasileira de Supermercados

Na quinta-feira (8), na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP), o ministro Marcos Jorge (PRB) destacou as a...

Veja mais
Abras e Unilever promovem Prêmio Mulheres que Inspiram o Varejo em São Paulo

 *Adriana Silvestrini   Com Redação Portal ABRAS Primeira-dama da ABRA...

Veja mais
Jantar de 50 anos da ABRAS recebe presidente da República e empresários de todo Brasil

           A Associação Brasileir...

Veja mais
Rastreabilidade visa garantir segurança de frutas e vegetais frescos

Os consumidores querem descobrir a origem dos alimentos e estão buscando produtos mais saudáveis e seguros...

Veja mais
ABRAS e Unilever promovem Prêmio Mulheres que Inspiram no Varejo

No próximo dia 8 de novembro, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Unilever, repres...

Veja mais
ABRAS: vendas de supermercados no Brasil sobem 0,5% com consumidor ainda receoso

  As vendas de supermercados no Brasil em setembro cresceram 0,47 por cento em termos reais ante igual perí...

Veja mais
Vendas de final de ano em supermercados devem crescer mais de 10%

As vendas de supermercados no Brasil em setembro cresceram 0,47 por cento em termos reais ante igual período de 2...

Veja mais