Hoje é um ótimo dia para aprender como criar promoções específicas para cada comprador. Mas afinal todo dia é dia para encantar os clientes.
Hoje, 12 de novembro, comemoramos o Dia do Supermercado, porque nessa mesma data no ano de 1968 foi decretada a lei que oficializava e regulamentava a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. No mesmo ano foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.
Há exatos 50 anos a data é comemorada, mesma idade da ABRAS cujo presidente João Sanzovo Neto declara que o meio século da Associação não poderia ser festejado em ano mais cheio de desafios. Mas assume com orgulho que foram os percalços das paralisações e as crises de desabastecimento, que conquistaram para o setor supermercadista o reconhecimento federal de que é atividade essencial ao país: justamente por ser a única que não parou na crise e continuou fornecendo aos consumidores o que era necessário.
Hoje, portanto, os supermercadistas têm muito a comemorar. E para popularizar a data, que tal uma promoção especial? E quando falamos especial, nos referimos a promoções capazes de agradar a cada cliente de uma forma particular. Isso é possível! Quer saber como criar promoções específicas para cada cliente?
Como criar promoções personalizadas?
Personalizar promoções é a melhor tática para encantar e fidelizar o cliente, contudo, isso implica em conhecer bem seus hábitos de consumo, o que parece uma missão impossível numa realidade de varejo com milhares de produtos, marcas e clientes girando todos os dias pelos supermercados.
O que torna essa opção viável hoje, é o nível de sofisticação a que chegaram as tecnologias para desenvolver o comércio. Atualmente, tudo o que fazemos gera dados e, a tática consiste em processar esses dados para melhorar a experiência do consumidor no supermercado. Obviamente, que tudo acontece com o seu consentimento por meio dos já famosos programas de fidelidade, os quais, a partir da adesão do cliente, passam a registrar suas ações nos supermercados e transformar isso em perfis de consumo que permitem uma análise do seu comportamento para futuras compras. Assim, o supermercadista passa a ter conhecimento sobre o que seus clientes compram e não compram e o mais interessante: o que eles podem vir a comprar. E aí está a oportunidade para criar promoções personalizadas: oferecer preços baixos justamente naquilo que seu cliente quer.
Como criar promoções assim é possível?
As diversas transações realizadas por cada cadastrado no programa de fidelidade são convertidas em perfis de comportamento. Trabalho realizado por inteligência artificial que é baseada em algoritmos: uma complexa matemática que possibilita ao supermercadista descobrir o que o consumidor quer e qual o seu estilo de vida, e a partir disso traçar suas estratégias de venda. Quem já tem sucesso milionário com essa técnica? Netflix, Grupo Pão de Açúcar e
Mercado Livre, apenas para citar os nomes mais conhecidos.
É hora do seu supermercado ter seu próprio programa de fidelidade.
Agora que você já sabe como criar promoções personalizadas, por que não partir para ação? Basta encontrar uma ferramenta que se adeque às suas dimensões de negócio. O mais aconselhado é aderir à uma solução que integre os dados da gestão do seu supermercado para transformá-los em informações úteis para as estratégias.
Fonte: ViaSoft