Painel da Convenção ABRAS traz debate sobre papel da mulher no varejo

Leia em 1min 50s

A liderança feminina no varejo foi tema de painel intermediado pelo presidente da Univeler, Júlio Campos, nesta quarta-feira, na 53ª Convenção ABRAS, no Rio de Janeiro. Suzana Sanzovo, primeira-dama da ABRAS abriu as discussões destacando a pouca valorização da mulher no mercado de trabalho.


"Hoje, mais do que nunca, se fala e discute o empoderamento feminino. O objetivo do nosso painel é trazer uma reflexão sobre o papel da mulher no varejo e no mundo, e impulsionar os empresários em uma nova percepção e a desenvolver caminhos para alcançar o crescimento econômico com mais sensibilidade e desenvolvimento social."


Na sequência, Anita Baggio, diretora da MCKinsey &Company, destacou pesquisa realizada pela empresa, que mostra que as mulheres representam somente 20% das posições de liderança nas companhias. "E elas estão, principalmente, nas funções de suporte como RH, Marketing e Comunicação. Não adianta ter diversidade se a empresa não tem inclusão. É preciso criar na corporação um ambiente para a pessoas serem elas mesmas", destacou Anita.


Para a ex-presidente da Dudalina, Sônia Hess, que também participou do painel, as empresas deveriam valorizar as experiências e as qualificações nos currículos, sem olhar o nome e o gênero dos candidatos no processo de seleção, destacando o exemplo do Google nesta ação, e no projeto de inclusão de mulheres negras nas empresas. Sônia contou ainda sobre sua experiência de ter convivido com 11 irmãos, e da relevância de ter sido criada por uma família que valorizava a diversidade e a força da mulher. "Foi fundamental no meu processo de liderança na Dudalina."


Vanessa Sandrini, diretora-geral da Rondelli&Rondelli contou que teve que lidar desde cedo, em casa com o machismo, e destacou a importância da valorização feminina desde a infância, no ambiente familiar, e do apoio dos homens no processo de fortalecimento do papel da mulher no mercado de trabalho.


Júlio Campos finalizou destacando a mulher como agregadora de valor na empresa, e falou do empenho da Unilever para chegar a 50% dos cargos da companhia sob liderança da mulher.
Veja a cobertura completa da Convenção ABRAS, na edição de maio de Revista SuperHiper.

 

 

Natália Lima, do Rio de Janeiro


 


Veja também

Jovens empreendedores contam suas histórias inspiradoras durante a Convenção Abras

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro    “Jovens bem-sucedidos: idei...

Veja mais
Transformação Digital é o maior desafio para os supermercadista

Apesar de reconhecerem a importância dos investimentos em transformação digital para o desenvolvimen...

Veja mais
Consinco chega à ABRAS com solução de gestão do estoque para prevenção de perdas

A Consinco, maior desenvolvedora de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, a...

Veja mais
Sistemas de refrigeração movidos à competitividade e sustentabilidade

Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro   Joana Canozzi da Chemours   Sistemas ...

Veja mais
Fundo de investimentos: sua empresa está preparada?

  Por Giseli Cabrini, do Rio de Janeiro          Desmistif...

Veja mais
O perfil de empreendedor das empresas que faturam mais

Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro      Marco Aurélio da GfK ...

Veja mais
O omnichannel na prática é o futuro, diz, Peter Estermann em painel na Convenção Abras

   Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto Peter Estermann, diretor-preside...

Veja mais
O supermercado do futuro será baseado em dados e tecnologia

  Por Adriana Silvestrini do Rio de Janeiro      Alberto Serrentino da Varese ...

Veja mais
O premium é cada vez mais pop entre os consumidores de cerveja

  Por Wagner Hilário, do Rio de Janeiro   “Em 2010, as cervejas premium re...

Veja mais