A Consinco, maior desenvolvedora de sistemas de gestão para o varejo e autosserviço alimentar do Brasil, apresentará na 53ª edição da Convenção ABRAS duas soluções que melhoram a experiência de compra do consumidor nas lojas físicas e garantem mais eficiência na gestão do estoque para a prevenção e eliminação de perdas. Com o tema ‘O consumidor transformando o varejo’, o evento é voltado aos líderes supermercadistas de todo o Brasil e será realizado de 19 a 21 de março, no Riocentro, no Rio de Janeiro, pela Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).
Entre as soluções da Consinco na ABRAS, está o SOMMA (Store Operation Mobile Management), uma plataforma móvel de controle eficiente de estoque para prevenir e controlar perdas nas redes varejistas e supermercadistas. O SOMMA permite a identificação de gargalos na gestão do estoque em tempo real e controla falhas que geram prejuízos à operação do negócio.
A solução utiliza coletores de dados ou smartphones para acessar o sistema. Pela tela dos dispositivos, é possível identificar a localização exata dos produtos no estoque, receber ordens de abastecimento das gôndolas e alertas sobre produtos vencidos ou próximos da data de validade, por exemplo. A tecnologia fornece ainda o histórico de vendas e de perdas dentro da loja, além de fazer a captação de preços dos concorrentes e apoiar o cliente na automatização e na gestão da loja.
A má administração do estoque representa a maior despesa no autosserviço alimentar. De acordo com a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados divulgada pela ABRAS no ano passado, o setor supermercadista registrou 1,82% de perdas em 2017. Em números absolutos, as perdas representaram R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto do setor. O estudo, que contou com a participação de 218 redes supermercadistas, revelou que as principais causas de perdas envolvem quebra operacional (36%), furto externo (15%) e erro de inventário (15%), e furto interno (10%), entre outros. “O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo e parte dessas perdas ocorrem nas lojas. É fundamental atuarmos sobre esse ponto para manter a rentabilidade dos negócios”, afirma Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco.
O Consinco SOMMA está em operação nas grandes redes supermercadistas, atacadistas e de autopeças. Localizado em Santa Catarina, o Grupo Koch, que integra as redes Koch Supermercados e Komprão Atacadista, implementou o Consinco SOMMA para melhorar a produtividade de seus negócios. A tecnologia reduziu os índices de ruptura do varejo em 20% e do atacarejo em 30%. Já os itens do estoque sem movimentação caíram 60% e passaram de 8% para 3%, eliminando a ocorrência de produtos vencidos.
Autoatendimento nas lojas
A Consinco apresentará também na ABRAS os equipamentos de self-checkouts, caixas de autoatendimento que permitem aos clientes realizar, sozinhos, todo o processo de compra e pagamento dos itens nas lojas, desde pesar os produtos e registrar os códigos de barras até efetuar o pagamento. Além de proporcionar mais autonomia e comodidade ao consumidor, os equipamentos permitem ao varejista reduzir em, até 30%, o tempo de espera nas filas.
As máquinas possuem sistema antifraude, composto por câmeras e balanças, para garantir ao lojista a segurança de verificar se o cliente registra todos os itens de compra. O terminal de autoatendimento é fabricado com periféricos 100% nacionais pela Laurenti, empresa líder na América Latina em soluções de caixas automáticos (ATM, a sigla em inglês para Automatic Teller Machine).
A Consinco é líder nacional no fornecimento de self-checkout. São mais de 400 equipamentos em operação em todo Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Consinco