As vendas nos supermercados catarinenses tiveram um incremento de 12,51% em abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2008. Apesar de positivo, o resultado ficou abaixo da média nacional, que registrou uma expansão de 16,93%.
Em relação a março de 2009 o resultado catarinense foi positivo em 6,57%. Na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2009 em relação e idêntico período de 2008 houve crescimento de 4,17%.
A pesquisa foi apurada junto a 50 das principais empresas catarinenses de todos os portes e regiões, feita pela WB Telecom para a Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
De acordo com o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, diversos fatores influenciaram este resultado, principalmente a ocorrência da Páscoa, que este ano foi em abril enquanto em 2008 a Páscoa caiu em março.
Outro fator de influência é maio ter tido cinco finais de semana, período em que as vendas crescem mais. Santos considera que o segmento está passando ao largo da crise até o momento neste primeiro semestre de 2009 graças a uma mudança no comportamento do consumidor.
– Temos uma pesquisa que indica que quase metade da população brasileira optou por diminuir os gastos com alimentação fora de casa este ano. Essa mudança permite que a migração de consumo faça com que a cesta de compras no supermercado seja reforçada – garantiu.
No cenário nacional, as vendas reais do setor supermercadista em abril de 2009 subiram 16,93% na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação a março de 2009, houve alta de 6,69%. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 5,7%.
Veículo: Diário Catarinense