Carrefour fecha parceria com startup para vender produto de agricultura familiar

Leia em 2min 40s

Distribuição de produtos regionais será em âmbito nacional a um preço justo, confirmam gestores do projeto

 

O Carrefour firmou parcerias com as startups Muda Meu Mundo e Local.e para melhorar sua conexão com produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) e com pequenos e médios fabricantes de itens industrializados, tendo em vista a ampliação da oferta de produtos frescos e a diversificação de marcas nas gôndolas de suas lojas.

 

Diretor comercial das células regionais da subsidiária brasileira da rede, Arnaud Dusaintpere afirma que o movimento faz parte de uma estratégia global de valorização de produções regionais economicamente viáveis, que passa pela redução de custos logísticos.

 

Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, afirma que essa estratégia é importante porque o mix de produtos dos supermercados é muito similar, independentemente da bandeira, já que pequenos e médios empresários normalmente têm dificuldades para negociar com varejistas e apresentar seus produtos.

 

“Hoje, a nossa plataforma digital conta com mais de 3 mil marcas, que oferecem, juntas, 7,5 mil produtos. Temos também mil varejistas usando a tecnologia para descobrir novos fornecedores”, afirma Leila.

 

Segundo ela, fomentar o consumo de produtos regionais significa incentivar a geração de empregos e movimentar economias locais. “Quando o varejo compra um produto importado, ou de uma multinacional, o valor gerado se dilui. Em alguns países, até os governos apoiam essas iniciativas, que geram renda e resiliência econômica”, diz.

 

A CEO da Muda Meu Mundo, Priscilla Vera, reforça essa visão. No Ceará e em São Paulo, a startup trabalha para identificar produtores, medir a capacidade de entrega e conectá-los ao varejo, sem atravessadores, ações que permitem que empresas como o Carrefour comprem lotes maiores originados de propriedades diferentes. A plataforma conecta cerca de 40 supermercados a 160 produtores, e deve chegar a 600 agricultores até julho de 2022.

 

A startup cearense também ataca outro problema do segmento de FLV: cerca de 30% do que se produz é perdido antes de chegar ao consumidor final. O desperdício prejudica os produtores e tem impacto no bolso do consumidor final, que, ao fim e ao cabo, acaba cobrindo  ao menos parte das perdas do varejo.

 

“Se podemos quebrar esse paradigma, é uma vitória para todo mundo. Podemos negociar com um custo menor e vender um produto sem ter quebra embutida, além de oferecer um produto mais fresco, que cria uma imagem bacana no supermercado e atrai novos clientes”, afirma Dusaintpere.

 

O diretor do Carrefour diz que as startups também fazem um pré-filtro em relação a problemas socioambientais de fornecedores, que depois é afunilado pelas equipes de qualidade e auditoria da cadeia varejista. “Isso dá velocidade aos processos”, diz.

 

Leila destaca que o Carrefour se mostrou realmente disposto a adaptar seus processos para se aproximar dos pequenos e médios empresários, ao promover uma simplificação nos processos de cadastro e nos contratos.

 

Dusaintpere conta que essas e outras mudanças demoraram quase um ano, mas que agora a empresa oferece condições diferenciadas para esses fornecedores, que incluem contratos simplificados, isenções de algumas taxas logísticas e pagamento mais rápido.

 

Fonte: Valor Econômico 


Veja também

Grupo inaugura 23ª loja no Ceará

Rede quer dobrar o lucro a médio prazo com unidades como essa de 2 mil e 300 metros quadrados    &nbs...

Veja mais
Oba Hortifruti expande o conceito Farm para ampliar os lucros

Duas lojas serão inauguradas esta semana no Estado de São Paulo acirrando ainda mais a concorrência ...

Veja mais
Carrefour anuncia congelamento de preços para marca própria

Até janeiro, produtos serão identificados com selo exclusivo da campanha que acontece diante a alta da inf...

Veja mais
Whole Foods terá lojas sem caixas como a Amazon

Lançamento “Just walk out” ocorrerá no ano que vem na rede conhecida por vender produtos saud&...

Veja mais
Rede inaugura loja na Zona da Mata Mineira

Novo atacarejo em região de crescimento constante na Zona da Mata Mineira, oferece mix com onze mil artigos &nbs...

Veja mais
Grupo implanta pagamento por reconhecimento facial

Projeto piloto da nova tecnologia visa proporcionar uma melhor experiência de compra ao cliente   A rede D&...

Veja mais
Muffato entrega megaloja na região de Curitiba

A unidade conta com 450 vagas de estacionamento e uma galeria de serviços com restaurante e cafeteria   Ne...

Veja mais
GPA dobra meta de novas lojas Pão de Açúcar até 2024

Companhia segue investindo pesado no formato de proximidade com o novo Pão de Açúcar Fresh e Minuto...

Veja mais
Rede Pague Menos projeta crescer 5% com a Verde Friday em 2021

Promoção temática será ominichannel aos clientes que buscam descontos atraentes  ...

Veja mais