Grupo Carrefour tem queda de 13,5% no lucro líquido ajustado do 4º tri

Leia em 2min 50s

O lucro líquido ajustado registrado pela empresa foi de R$ 766 milhões. Vendas brutas acumuladas ao longo de 2021 somaram R$ 81,1 bilhões

 

Dando início à largada na divulgação dos resultados do varejo do quarto trimestre de 2021, o Grupo Carrefour anunciou nesta terça-feira (15) um lucro líquido ajustado (com o desconto de outras receitas e despesas operacionais) de R$ 766 milhões ou 3,7% da receita líquida, no período, representando uma queda de 13,5% ante o quarto trimestre de 2020. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, foi de R$ 1,8 bilhão – alta de 1,4% em relação ao número de 12 meses atrás. As vendas totais do grupo avançaram 3,7% para R$ 22,8 bilhões no período.

 

Dentre as razões para a queda do lucro líquido, a companhia menciona o “impacto do aumento das despesas financeiras (maior nível de endividamento e taxas de juros)”.  Em 2021, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 2,4 bilhões ou 3,3% da receita líquida do Grupo Carrefour Brasil, registrando queda de 13% em relação ao ano de 2020.

 

O resultado aponta que “outras receitas” aumentaram em R$ 92 milhões para R$ 148 milhões no 4T21 impulsionadas por maiores receitas relacionadas à litígios, principalmente, devido a decisões favoráveis e acordos de conciliação. O comunicado informa que as despesas com imposto de renda e contribuição social atingiram R$ 230 milhões no 4º trimestre de 2021, R$ 134 milhões ou 36,8% inferior ao mesmo período do ano anterior e que a alíquota efetiva no trimestre foi de 17,4% ante 26,5% no quarto trimestre de 2020, favorecida pelo efeito de R$ 107 milhões de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou a inconstitucionalidade da tributação dos valores relativos à taxa Selic recebidos em caso de pagamentos indevidos de impostos.

 

A companhia encerrou 2021 com caixa líquido de R$ 565 milhões. Incluindo os recebíveis descontados, o Grupo Carrefour Brasil encerrou dezembro com dívida líquida de R$ 2,4 bilhões ou 0,43x EBITDA Ajustado LTM. No acumulado de 2021, as vendas brutas somaram R$ 81,1 bilhões, avanço de 8,6%.

 

Segundo Stéphane Maquaire, o Grupo Carrefour apresentou um desempenho muito resiliente no 4ª trimestre e no ano de 2021, com crescimento nas vendas brutas e Ebitda ajustado. “A expansão do Atacadão acelerou e o Banco Carrefour continuou sua forte recuperação, enquanto as vendas de alimentos do Carrefour Varejo voltaram a crescer”.

 

Desempenho por canais

 

No Atacadão, rede do grupo, as vendas brutas atingiram R$ 16,7 bilhões no quarto trimestre, alta de 6,6% versus ano anterior, com queda de 5% em “mesmas lojas” (em operação há mais de um ano). A margem bruta do Atacadão subiu 1,4 ponto, para 5,5%. A margem Ebitda (ajustada), que mede lucro antes de juros, impostos amortização e depreciação, cresceu 0,4 ponto na rede, para 7,9%.

 

No braço de varejo (supermercados e hipermercados), as vendas brutas caíram 3,4% no quarto trimestre, para cerca de R$ 6 bilhões, e as lojas com mais de um ano (“mesmas lojas”) recuaram 1,4%. A margem bruta do varejo encolheu 1,7 ponto no quarto trimestre, para 23,2%, e a margem Ebitda caiu mais, 2,9 pontos, para 5,2%.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Atakarejo investe R$ 100 milhões em nova loja na Bahia

Ampla unidade emprega 400 colaboradores e conta com estacionamento de 360 vagas   O grupo Atakarejo acaba de inve...

Veja mais
Savegnago Supermercados está com 400 vagas de emprego abertas em Sumaré

Interessados podem cadastrar currículo no site da empresa ou entregar pessoalmente na loja da rede em funcionamen...

Veja mais
Carrefour contrata refugiados em programa de inclusão social

Ação desta terça-feira prevê a admissão de estrangeiros para diversas funç&otil...

Veja mais
Grupo Mateus espera concluir expansão no Nordeste em cinco anos

Um ano e meio depois de protagonizar uma das ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) mai...

Veja mais
Rede acelera startup e lança canal de receitas para vender produtos

Objetivo é incentivar o preparo de comida saudável em casa com entrega delivery   A rede Hortifruti...

Veja mais
Tonin lança aplicativo para personalizar a experiência dos consumidores

Rede aperfeiçoou sua plataforma digital com novas funcionalidades e mais agilidade para facilitar a jornada on-li...

Veja mais
CRM do Savegnago é referência no varejo brasileiro

Com gestão da Propz, as soluções adotadas geraram mais de R$ 35 de venda incremental por cliente &...

Veja mais
Mix Mateus trilha novo caminho no NE com dois atacarejos em Petrolina e Juazeiro

Abertura simultânea nesta quinta-feira marca a expansão do grupo que é a quarta rede varejista de al...

Veja mais
Atacadão dá início à robusta expansão de 2022 com loja no interior do Mato Grosso

Grupo Carrefour soma 251 lojas com a abertura dessa unidade que conta com 26 checkouts e 400 colaboradores   O an...

Veja mais