Gigante do cash & carry prioriza a sustentabilidade

Leia em 3min 30s

A rede Assaí revela seu comprometimento com agenda climática e a adequação tecnológica para reduzir as emissões de carbono

 

Com o objetivo de avançar ainda mais em seu planejamento de eficiência energética, o Assaí Atacadista anuncia a compra de mais de 200 mil certificados internacionais de energia renovável. A aquisição segue o International REC Standard (I-REC), sistema global de certificação e rastreamento de atributos ambientais de energia renovável, o qual garante aos consumidores que a energia comprada foi considerada “limpa”, ou seja, sem emissões de gases causadores do efeito estufa.

 

Na prática, os I-RECs vendidos pela GreenYellow, empresa global especializada em energia solar, comercialização, gestão de energia e eficiência energética, foram utilizados na sede administrativa e em 194 lojas do Assaí que integram o Mercado Livre de Energia e estão presentes nas cinco regiões do país. A ação reduziu as emissões de carbono na atmosfera em 2021, contribuindo para a jornada de descarbonização da matriz de consumo do atacadista.

 

“No Assaí, estamos comprometidos com a agenda climática e trabalhamos com um plano de modernização de tecnologias e utilização de fontes mais limpas de energia em nossas operações”, declara Lucas Attademo, gerente de Contas Públicas e Galerias do Assaí Atacadista.

 

Segundo ele, o Assaí finalizou o ano de 2021 com 92% de consumo oriundo do Mercado livre de Energia e a utilização dos I-REC garante esses impactos ambientais positivos e a transparência do processo.

 

A emissão de I-RECs é realizada pelo dono do ativo renovável ao comprovar a geração no período, sendo 1 REC equivalente a 1 MWh.  “Ao comprar os certificados, o Assaí pode comprovar a proveniência da energia consumida, neste caso, de fontes hídrica e eólica, reduzindo, assim, as emissões de Escopo 2 da empresa”, diz Roberto Zerkowski, diretor-presidente da GreenYellow.

 

De acordo com Zerkowski, a GreenYellow atua em toda cadeia, desde a emissão de I-RECs dos ativos e de terceiros, até à comercialização dos certificados para grandes consumidores.

 

Meta

 

A companhia conta, ainda, com a meta de reduzir em 38% as suas emissões de carbono até 2030, com base no total emitido por suas operações no ano de 2015, considerando escopos 1 e 2.

 

A iniciativa, atrelada à remuneração variável dos executivos do Assaí, segue o compromisso do controlador do atacadista, o grupo francês Casino. Em linha com essa meta, o Assaí já registrou redução de 8,2% em 2021 em relação a 2020, mesmo diante de uma expansão histórica no ano passado — foram abertas 28 novas lojas — o que representou um recorde para a empresa e para o setor de Cash&Carry. Atualmente, o Assaí possui mais de 210 lojas em funcionamento no país.

 

O resultado é fruto de ações como a modernização dos sistemas de refrigeração nas lojas, uso de iluminação 100% em LED; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem o melhor aproveitamento da luz natural, contribuindo para a diminuição do consumo de energia.

 

Outro destaque é a continuidade do processo de migração das lojas para o Mercado Livre de Energia, que teve início em 2019 e, atualmente, já está disponível em 194 lojas. Com ele, as unidades passam a contar com uma energia mais limpa, que utiliza matrizes 100% renováveis provenientes das fontes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas.

 

Além disso, o Assaí também conta com 7 usinas solares em operação com a GreenYellow em suas lojas nos estados de PA, RJ, GO, PR e MT. Todos os painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura dos estacionamentos das unidades e geram energia que abastece parte da operação.

 

A mais recente delas foi a usina de Rio Verde, que teve sua operação iniciada em dezembro de 2021 e foi instalada no telhado da unidade da companhia na cidade do mesmo nome, em Goiás. A usina conta com 2.160 painéis solares, responsáveis por gerar 1,1 GWh anuais e que serão utilizados unicamente nesta loja, ou seja, no modelo de autoconsumo.

 

Fonte: Bússola, Exame


Veja também

Consumo cresce nos atacarejos e cliente que pode, estoca

Levantamento da Nielsen registra a movimentação das redes com seus diversos formatos no primeiro trimestre...

Veja mais
Makro está de partida! Santander venderá as lojas do grupo holandês SHV

Várias redes encontram-se interessadas no negócio com as 24 lojas do tradicional grupo atacadista que est&...

Veja mais
Prezunic oferece produtos de Páscoa exclusivos aos clientes

Rede cria receitas especiais para celebrar o retorno dos encontros familiares pós-pandemia   A retomada do...

Veja mais
Atacarejo do SuperNosso está sob nova direção

Executivo Epifânio Parreiras Júnior já passou outras companhias de varejo de alimentos em Minas Gera...

Veja mais
Grupo anuncia expansão agressiva até 2023

Rede desenvolveu amplo projeto que inclui a abertura de novas lojas, um CD e criação de centenas de empreg...

Veja mais
Os novos negócios do grupo que custam meio bilhão de reais

Rede varejista tem uma dezena de projetos em vista para ampliar ainda mais seu market share   O grupo Zaffari, ma...

Veja mais
Acelerada expansão movimenta grupo de varejo de alimentos

Nova geração de lojas conta com design e arquitetura diferenciados para atrair ainda mais o cliente  ...

Veja mais
Grupo serrano desembarca na capital com loja conceito

Produtos diferenciados e regionais valorizam a matéria-prima local em meio a um mix de artigos importados  ...

Veja mais
Saiba o que grandes bandeiras do varejo estão fazendo para lucrar com a Páscoa

Muitas redes parcelam, inclusive, o almoço de Páscoa que conta com uma ampla variedade a preços bem...

Veja mais