Cerca de 10 milhões de lares foram atraídos pelo autosserviço e lojas de vizinhança em 2021

Leia em 2min

Conheça detalhes do terceiro Estudo Omnichannel da Kantar e os novos hábitos do consumidor

 

Nos últimos dois anos, consumidores e canais de compras passaram por um processo de reinvenção para se adequar à nova realidade. De acordo com a 3ª edição do relatório Winning Omnichannel Latam 2022, produzido pela Kantar, o consumidor latino está mais experiente, compra em canais diversos e seu gasto é mais fragmentado.

 

Novos canais se destacaram, como farmácias e lojas especializadas, além do formato atacarejo, que continua crescendo constantemente na América Latina.

 

No Brasil, os principais destaques no ano passado foram os canais atacarejo e pequeno varejo de autosserviço, que conquistaram maior número de novos lares.

 

Canais menores e de proximidade também se fortaleceram no segundo ano da pandemia no País, evidenciando que conveniência é fator de escolha do consumidor na hora de comprar.

 

pequeno varejo de autosserviços conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano pré-pandemia (2019) e hoje representa o maior valor total gasto (23,6%) pelo brasileiro nos canais de compra de bens de consumo massivo. Os canais de super vizinhança também registraram boa performance, alcançando mais 1,8 milhões de domicílios compradores.

 

Consumidor omnichannel 

 

O novo comportamento de compra do consumidor exige uma adaptação do varejo, já que ele está em mais canais, atende menos o canal físico e gasta de forma mais planejada. O relatório Winning Omnichannel segmentou os perfis dos consumidores latino-americanos em três grupos de acordo com o número de canais visitados.

 

O comprador experiente, que consome em oito ou mais estabelecimentos durante o ano, representa 1/3 da população e 40% dos gastos de bens de consumo massivo, ou seja, contribuiu para quase 80% do crescimento pós-covid-19 na América Latina.

 

Nos últimos 12 meses, a transformação e digitalização dos canais levaram à mudança do varejo na América Latina. Segundo o relatório, as empresas foram forçadas a se adaptar ao modelo “figital”, mix entre os canais físicos e digitais, somado ao omnichannel.

 

Além disso, apostaram na relação qualidade/preço, proximidade e especialização. Em 2021, o canal atacarejo atingiu seu pico de penetração, ultrapassando a metade da população latino-americana, enquanto super e hipermercados, assim como os tradicionais, continuaram perdendo espaço. Essa perda foi absorvida pelo desenvolvimento acelerado de canais não convencionais, que tiveram forte crescimento nesse novo ambiente.

 

Fonte: Mercado & Consumo


Veja também

Atacadão desembarca em região turística

Local escolhido promete atrair milhares de clientes locais e também turistas de todo o país que visitam as...

Veja mais
Rede regional anuncia CD para 5 mil pallets

A obra totalmente sustentável visa economizar recursos da natureza e facilitar o armazenamento e transporte para ...

Veja mais
Mateus abrirá dia 02 uma das maiores lojas da rede

Pesquisa de mercado do grupo mostrou o potencial da capital Sergipana na geração de novos negócios ...

Veja mais
Empresária aposta em supermercado autônomo

Cidade com 200 mil habitantes de alto IDH recebe primeira loja aberta 24 horas   Simples, seguro e eficiente. Ess...

Veja mais
Assaí foca em bairros bem localizados para captar clientela das classes A e Bc

A inflação e busca por descontos de todas as famílias faz grupo redirecionar estratégias com...

Veja mais
Conheça a nova tacada do Tenda para acelerar os negócios

Na batalha dos atacarejos, estratégia da empresa promete agitar a concorrência e atrair grande clientela &...

Veja mais
Rede cruza estado e acelera com expansão de atacarejo

Trata-se da segunda unidade fora do Espírito Santo onde a rede foi criada inicialmente como supermercado   ...

Veja mais
Negócios com cash & carry se multiplicam pelo país

Na próxima semana, rede vai inaugurar a sexta das 12 lojas projetadas para 2022   Na próxima sexta-...

Veja mais
Grupo faz investimento agressivo em novo atacarejo

Cidade do litoral gaúcho também soma as vagas de operações de duas outras redes de supermerc...

Veja mais