Instituto Assaí é criado para praticar o ESG entre os brasileiros

Leia em 6min

Organização social começa com metas para 2025 nas três áreas em que vai atuar empreendedorismo, segurança alimentar e esporte

 

Promover oportunidades e caminhos de prosperidade. Com esse propósito, o Assaí Atacadista apresenta o Instituto Assaí — uma organização independente e sem fins lucrativos que passa a ser o braço social da Companhia para potencializar o compromisso com o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o Brasil.

 

Mantendo a tradição em ações sociais — nos últimos 10 anos mais de 480 instituições sociais foram beneficiadas pela empresa — o Instituto Assaí nasce com foco em três eixos de atuação: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esporte. Dentro de uma visão programática com metas iniciais que se estendem para até 2025, o Instituto parte já com duas novas parcerias de peso: a Aliança Empreendedora, que poderá expandir seus programas de capacitação e advocacy em prol de microempreendedores(as); e a Pretahub, fortalecendo as atividades presenciais em suas duas unidades Casa Pretahub, em São Paulo (SP) e Cachoeira (BA), focadas na aceleração do empreendedorismo negro. Além delas, a Academia Assaí, iniciativa que já fazia parte do programa social da Companhia e referência em empreendedorismo, passa a fazer parte das ações do Instituto.

 

“O investimento social privado tem um papel fundamental no apoio às diferentes necessidades da sociedade. Por meio de ações que geram transformação, é possível oferecer oportunidades e contribuir com novos caminhos. Dessa forma, criamos o Instituto Assaí que mantém a tradição em investimento social da Companhia, incorporando programas de sucesso, como a Academia Assaí, e expandindo sua linha de trabalho em outras frentes. Assim, ampliaremos nossa atuação social e realizaremos os investimentos de forma ainda mais planejada e estruturada, ampliando o impacto do Assaí na vida das pessoas”, avalia Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

 

Dentro de cada um dos três eixos de atuação, as ações do Instituto Assaí terão como diretriz a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com os compromissos de fome zero, agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis, trabalho decente e crescimento econômico e saúde e bem-estar.

 

Frentes de atuação

 

As três frentes de atuação do Instituto Assaí estão baseadas no histórico de ações sociais já realizadas pela Companhia. É o caso de programas consolidados, como a Academia Assaí, que já desenvolveu e capacitou micro e pequenos empreendedores(as), com mais de 28 mil certificados emitidos ao longo de 5 anos. Além de iniciativas recorrentes do Assaí, como a doação de alimentos (entre 2020 e 2022, foram doadas mais 4 mil toneladas de alimentos, considerando o aporte direto da Companhia e, também, de suas campanhas de arrecadação com clientes), além de patrocínios a eventos esportivos com propósito social, como a Taça das Favelas, desde 2019.

 

Recentemente, o Assaí também foi o primeiro atacadista a anunciar sua adesão ao Pacto 15por15, da organização Ação da Cidadania, que atua no combate à fome no Brasil. Como compromisso, a Companhia anunciou o atendimento de 15 novas organizações da sociedade civil por mês, de agosto até dezembro deste ano, com a doação de frutas, legumes e verduras excedentes da operação.

 

Com o lançamento do Instituto Assaí, cada uma das três frentes consolida os objetivos principais que irão nortear a execução dos projetos. Esta estrutura será desenvolvida em linha com uma visão programática inicial com metas para até 2025. No pilar de Empreendedorismo, o foco será o fomento a iniciativas voltadas para o setor de alimentos — potencializando atuações como a da Academia Assaí. Para o programa de Esportes, o fortalecimento a pequenas instituições promotoras de atividades esportivas será o direcionador das ações sociais, enquanto na agenda de Alimentação, o combate à insegurança alimentar e nutricional, por meio da transferência de renda e alimentos, reforça a atuação do Assaí na área.

 

Processo de criação do Instituto

 

A proposta para a criação do Instituto Assaí foi realizada por meio de um processo colaborativo e de co-criação. Ao longo de quase dois anos de desenvolvimento, foram realizadas etapas como pesquisa e diagnóstico, que incluíram entrevistas com 30 especialistas das três frentes de atuação, assim como uma avaliação do mercado a partir de empresas de porte semelhante. Outras etapas contemplaram quatro workshops colaborativos com 21 colaboradores(as) do Assaí de 11 áreas diferentes da Companhia. O resultado foi o planejamento estratégico do Instituto com a sua visão para até 2025.

 

“O propósito do Instituto está totalmente conectado ao do Assaí — afinal, a empresa está em plena expansão, ampliando sua presença em território nacional e chegando, anualmente, a mais cidades e regiões brasileiras. Nosso objetivo é que o crescimento do Assaí seja também o crescimento das pessoas que trabalham na empresa e das regiões ao nosso redor. Por onde passamos, temos como desafio levar, além de renda e emprego à milhares de famílias, cada vez mais oportunidades e prosperidade. E o Instituto é a materialização desse compromisso”, conclui Sandra.

 

Sobre o Assaí Atacadista

 

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com mais de 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal. Possui mais de 60 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence por 7 anos consecutivos); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também recebeu pelo 2º ano consecutivo o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e tornou-se uma empresa certificada com o selo Great Place to Work. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

 

Sobre o Instituto Assaí Atacadista

 

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento a ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações no site.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Tenda entrega nova geração de cash and carry

Loja na Região Metropolitana de SP oferece mais serviços e área climatizada para melhorar experi&ec...

Veja mais
Até dezembro, grupo amplia em 30% o número de atacarejos

Preferência do consumidor por esse formato de loja acelera os investimentos da rede de cash and carry   No ...

Veja mais
GPA define expansão arrojada de centenas de lojas de proximidade até 2024

Anúncio acontece logo após a rede publicar que quer se separar da colombiana Éxito   O Grupo...

Veja mais
Supernosso lança o primeiro cashback do setor de atacarejo

O sistema foi desenvolvido pelo Lab do Grupo e já beneficia o cliente cadastrado na próxima compra  ...

Veja mais
Rede expande conceito de loja de vizinhança

Conveniência com preço de supermercado é o foco do grupo que soma 71 lojas   O grupo Bah...

Veja mais
Grupo Mateus foca no bem-estar dos colaboradores com a Campanha Setembro Amarelo

Com muita informação, empresa traz atividades e ações para conscientizar sobre a import&acir...

Veja mais
GPA vai separar a colombiana Éxito como fez com o Assaí

Depois da distribuição das ações, o GPA teria participação minoritária ...

Veja mais
Carrefour tem aval do Cade para vender lojas Assun

Companhia não divulgou inicialmente os possíveis candidatos ao negócio   A Superintendê...

Veja mais
Carrefour entrega lojas convertidas do Maxxi

O custo de transição para o Atacadão saí em média por 10 milhões de reais &nb...

Veja mais