Supermercados São Roque atualiza parque de balanças para atender à nova legislação

Leia em 2min 40s

A rede do interior do Estado de São Paulo implementou a nova rotulagem nutricional e o código 2D em sua a loja matriz

 

 

Há 48 anos atuando no interior paulista, a rede de Supermercados São Roque acaba de finalizar a implementação da nova rotulagem nutricional e o código 2D em sua loja matriz, em São Roque, São Paulo. O projeto visa bloquear a venda de produtos vencidos no ponto de venda (PDV) e implementar o código 2D nas balanças de pesagem, conferindo mais informação no código, melhor leitura nos scanners, como também atender à nova legislação, em vigor desde o dia 09 de outubro. No São Roque o processo teve início no primeiro semestre e envolveu os responsáveis pelos departamentos de Tecnologia da Informação (TI), Nutrição e Supervisão.

 

“Na prática, foram consumidos quatro meses para adaptar o software e os layouts de etiquetas. Devido à substituição da versão do sistema que controla as balanças, como também a troca dos firmwares das balanças em produção, todo processo foi demorado. Pois, para cada balança é necessário atualizar o firmware. Destaca-se que o número de balanças da rede é grande, e a quantidade de itens maior ainda”, esclarece Tony Godinho, responsável pelo departamento de TI dos Supermercados São Roque.

 

Segundo Godinho, são dois projetos distintos: a rotulagem nutricional, que é obrigatória, e o código 2D. “A tabela nutricional já está sendo impressa nas etiquetas de produção interna, e os códigos 2D estão em pleno funcionamento na loja matriz, em São Roque. A rede está se programando para a introdução nas demais unidades, uma vez que, até o momento, ainda não foi implementada, devido exigir que todos os modelos de balança sejam de impressão de etiqueta contínua”, informa o responsável por TI do São Roque. “Por ser uma atividade recentemente implantada, ainda, não foram avaliados totalmente os resultados em benefício do consumidor. No entanto, graças aos produtos etiquetados por nossas balanças e o código 2D estampado nos rótulos dos alimentos, produtos vencidos não irão mais passar no caixa”, acrescenta.

 

Nesse sentido, a Toledo do Brasil foi parceira fundamental para atualização do parque de balanças, para que as informações transmitidas nos rótulos sejam precisas, claras e de fácil compreensão para o consumidor. “A Toledo garante que é possível adequar as balanças que sejam compatíveis com o software disponível: MGV Cloud (software em nuvem) ou MGV 7 (software local). Basta atualizá-lo para que as máquinas estejam de acordo com as novas regras, e fazer a atualização no layout para a impressão”, afirma Daniel Carioni, responsável por Produtos Mercado Comercial e Gestão da Toledo do Brasil.

 

Considerada inovação, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. Comércio de alimentos, como mercado ou padaria, precisam se atentar para que os itens de fabricação própria, expostos em gôndolas, já saiam com a impressão certa de suas balanças. Além do mais, precisam verificar se os produtos comercializados seguem essa nova legislação, caso contrário, poderá ter problemas com a vigilância ou Procon.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Atacadão inaugura a primeira loja do ano em São Caetano do Sul, SP

Loja marca a 309ª unidade da bandeira e dá sequência ao crescimento do atacadista no país &nbs...

Veja mais
Supermercados incluem restaurantes “de marca” em suas lojas

Redes americanas investem em unidades de bandeiras conhecidas para atrair mais público para novas ocasiões...

Veja mais
Rede Hipervalor ultrapassa R$ 3,4 bilhões de faturamento

Fundada em 2018 por cinco tradicionais redes varejistas do estado de Minas Gerais, a Rede Hipervalor recebe a SuperMaxi ...

Veja mais
Savegnago: líder no interior paulista, pretende faturar R$ 10 bi em 2026

Supermercado criado para empregar a família, conta hoje com 12 mil funcionários e 60 lojas; perspectiva pa...

Veja mais
Amigão Supermercados muda comunicação visual após rebranding

Em expansão, rede adota nova identidade visual nas cores azul e vermelho como assets principais; foco do logotipo...

Veja mais
Rede Tonin lança programa de fidelidade para cliente Pessoa Jurídica

Ofertas exclusivas, preços de atacado nas compras pelo site e App e a isenção de taxa de servi&cced...

Veja mais
Whole Foods bota o pé no acelerador em 2023

Rede de supermercados da Amazon quer inaugurar 100 lojas físicas nos próximos 3 anos, triplicando o ritmo ...

Veja mais
Coop faz doação a Federação das APAES

Último repasse trimestral de 2022 somou mais de R$ 95 mil e saiu do programa “Coop Faz Bem”   ...

Veja mais
Saiba como o hortifruti pode aumentar a receita do seu supermercado

O setor pode elevar em até 15% o faturamento da loja; conheça dicas simples para evitar o desperdíc...

Veja mais