Saiba como o hortifruti pode aumentar a receita do seu supermercado

Leia em 3min

O setor pode elevar em até 15% o faturamento da loja; conheça dicas simples para evitar o desperdício

 

 

Obras de infraestrutura, como refrigeração e modernização, softwares de gestão e até aplicativos para compras on-line são alguns dos investimentos que estão na mira dos donos de supermercados, a fim de atrair mais clientes, aumentar o faturamento e reduzir os custos. Contudo, para o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja.

 

“A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta o economista. 

 

Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados na cadeia de alimentos, o que corresponde a 30% do produzido no mundo. E o segmento de FLV (frutas, legumes e verduras) é o líder das perdas. 

 

De qualquer forma, o hortifruti é um dos setores que mais dá retorno em um supermercado e, com criatividade, é possível expandir o tempo de consumo. No caso das frutas, por exemplo, a área pode fazer sucos ou preparar uma salada com itens diversos, criando uma refeição com maior valor agregado – e muito procuradas no verão.

 

Outro ponto de atenção é a disposição dos produtos: especialistas acreditam que mudanças simples na paleta de cores pode fazer a diferença na receita do supermercado. “No hortifruti, as cores são muito importantes, porque elas atraem e chama a atenção dos clientes. Sempre sugiro que o lojista invista no contraste de cores nas prateleiras. Não funciona, em uma estratégia de venda no varejo, fazer uma bancada toda verde. O ideal é intercalar produtos com cores contrastantes, como por exemplo, cenoura, pepino, tomate, chuchu, batata, beterraba; legumes de cores diferentes, um ao lado do outro, e assim tornar a exposição atrativa para os olhos do consumidor. A arrumação da loja nesse setor faz toda diferença”, explica Leandro.

 

Fazer embalagens com produtos selecionados, que tenham uma boa aparência, também é outra iniciativa sugerida para aumentar o ticket-médio no hortifruti, a exemplo dos alhos roxos selecionados e embalados em uma bandeja. “Além de aumentar a margem, essa estratégia facilita a vida do cliente na hora de escolher o que ele levará para casa, já que essa embalagem dá uma maior visibilidade para identificar a qualidade do produto”, orienta. 

 

Facilitar a experiência do cliente, no momento de visualizar os preços, também é outro ponto importante para aumentar a lucratividade no hortifruti. “Colocar uma placa grande acima da bancada de verduras ou legumes informando o valor do alimento é uma iniciativa que os clientes gostam, porque facilita a decisão de compra e chama para a urgência em adquirir o produto. Contudo, vale tomar cuidado para essa placa ou cartaz não cobrir as frutas, legumes e verduras”, finaliza Rosadas.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Coop faz doação a Federação das APAES

Último repasse trimestral de 2022 somou mais de R$ 95 mil e saiu do programa “Coop Faz Bem”   ...

Veja mais
Condor antecipa a Páscoa e já começa a montar as parreiras

Com a antecipação, rede pretende oferecer aos cliente mais lançamentos e tempo para escolher com tr...

Veja mais
Muffato anuncia compra de imóveis e ativos de 16 lojas do Makro

Grupo adquire lojas no Estado de São Paulo e vê como uma oportunidade para avançar em direç&a...

Veja mais
Lojas de descontos se destacam no varejo alimentar americano

Dollar stores são o canal de maior crescimento nas vendas na última década     Por Ren...

Veja mais
Varejo atual exige informação, respostas rápidas e boa experiência de compra

Tendências foram vistas na missão conduzida pelo Sebrae-SP à maior feira mundial desse setor, realiz...

Veja mais
Mart Minas faz retrospectiva positiva de 2022 e divulga expectativas para 2023

Com 57 lojas e mais de 8 mil funcionários, rede projeta mais sete inaugurações em 2023   &nb...

Veja mais
Supermercados Caetano tem caixa eletrônico com “Saque Pix”

Iniciativa foi viabilizada por uma empresa de produtos tecnológicos; para usar, o cliente faz um pix e pega o din...

Veja mais
Spani lança campanha “Verão Spani Atacadista”

Produtos como bebidas, carnes, limpeza e higiene pessoal estão em promoção até o dia 27 de f...

Veja mais
No Rio, Spid inicia operação para entregas nas praias da Barra e Recreio

Clientes da rede de conveniência rápida da Cencosud recebem os pedidos no Posto mais próximo  ...

Veja mais