Iniciativa foi viabilizada por uma empresa de produtos tecnológicos; para usar, o cliente faz um pix e pega o dinheiro
A unidade Vila Santana do Supermercado Caetano é a primeira a receber o caixa eletrônico para “Saque Pix”. O equipamento, desenvolvido pela Tecnoserve, está em uso desde o dia 2 de janeiro, e consiste em oferecer para estabelecimentos comerciais um caixa eletrônico próprio, onde o consumidor pode fazer saques por pix, sem que o cliente precise ir ao banco ou passar pela biometria, usando apenas o celular para a leitura do QR Code.
“Em 2021, com a aprovação do ‘PIX Saque’, a Tecnoservice, que fabrica e comercializa os chamados cofres inteligentes, viu a oportunidade de criar um equipamento para efetuar o saque sem passar pelo banco, por meio do telefone celular. A ideia é facilitar a vida do cliente. Ele paga com QR Code como se fosse a conta de um restaurante. Ele acessa o TSCASH, faz a leitura do código e a máquina libera o dinheiro que ele solicitou”, explica o Diretor de Marketing e Vendas da Tecnoservice, Flávio Pontes.
Assim, o cliente faz a transferência para o estabelecimento comercial, e o estabelecimento disponibiliza o dinheiro para o cliente. É o que está acontecendo no Caetano. “A vantagem para quem está sacando é a isenção de tarifa nos 8 primeiros saques do mês e para o Caetano, neste caso o nosso primeiro parceiro que investiu na ideia, é que ele recebe uma tarifa do banco de quem está sacando e ainda reduz os custos com transporte de valores”.
“Estamos muito contentes de ter o primeiro caixa eletrônico com saque pix em uma das unidades do Supermercados Caetano. Além das vantagens para os clientes, o equipamento é slim o que permite ser colocado em qualquer lugar da unidade. Nossa ideia é expandir para as nossas outras 4 unidades”, afirma Serginho Caetano.Ele pontua que os clientes estão aderindo ao serviço, mesmo sem o equipamento estampar logo de bancos.
Atualmente, cada pessoa pode realizar saques de até R$ 500, sem pagar qualquer taxa. Para o supermercado, há a remuneração por operação – alguns centavos de real por transação. “Conforme o dinheiro é sacado, nós repomos. Assim, diminuímos a necessidade de transportar dinheiro em espécie por carro forte”, ressalta Serginho, enumerando uma das vantagens do equipamento.
Redação SuperHiper