Lojas de descontos se destacam no varejo alimentar americano

Leia em 1min 30s

Dollar stores são o canal de maior crescimento nas vendas na última década

 

 

Por Renato Müller

 

 

As dollar stores, formato de varejo de descontos de baixíssimo preço, são o segmento que mais ganhou espaço nas vendas de alimentos. E não apenas no pós-pandemia, em que a alta da inflação apertou os orçamentos da população: segundo um estudo publicado no American Journal of Publich Health com base na análise de dados de 50 mil residências nos Estados Unidos entre 2008 e 2020, uma parcela cada vez maior das compras de alimentos vem sendo feita nesse formato de loja.

 

De acordo com o estudo, em 2008 os consumidores compraram em média 62,3% de seus alimentos em supermercados, índice que caiu para 58,3% em 2020. A maior parte desses quase 4 pontos percentuais passou para clubes de atacado (2,4 pontos percentuais), mostrando que há mais de uma década os americanos vêm comprando em maior quantidade para aproveitar descontos de volume.

 

As dollar stores foram, no período, o segmento que mais avançou em vendas, com uma alta de 89,7% em sua participação entre 2008 e 2020. Esse crescimento se deu especialmente em regiões rurais e no sul dos Estados Unidos, não coincidentemente as áreas mais pobres do país. Consumidores “rurais negros não-hispânicos” gastaram 11,6% de seu orçamento em dollar stores.

 

Embora esse modelo de lojas ainda tenha uma presença relativamente pequena no mercado como um todo, especialmente em regiões urbanas de maior poder aquisitivo, o avanço das dollar stores traz preocupações para a saúde pública, uma vez que esse tipo de estabelecimento tem um mix bastante restrito de hortifrutis e concentra sua oferta em produtos industrializados ultraprocessados, de alto valor calórico e baixo índice de nutrientes.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Varejo atual exige informação, respostas rápidas e boa experiência de compra

Tendências foram vistas na missão conduzida pelo Sebrae-SP à maior feira mundial desse setor, realiz...

Veja mais
Mart Minas faz retrospectiva positiva de 2022 e divulga expectativas para 2023

Com 57 lojas e mais de 8 mil funcionários, rede projeta mais sete inaugurações em 2023   &nb...

Veja mais
Supermercados Caetano tem caixa eletrônico com “Saque Pix”

Iniciativa foi viabilizada por uma empresa de produtos tecnológicos; para usar, o cliente faz um pix e pega o din...

Veja mais
Spani lança campanha “Verão Spani Atacadista”

Produtos como bebidas, carnes, limpeza e higiene pessoal estão em promoção até o dia 27 de f...

Veja mais
No Rio, Spid inicia operação para entregas nas praias da Barra e Recreio

Clientes da rede de conveniência rápida da Cencosud recebem os pedidos no Posto mais próximo  ...

Veja mais
Condor ganha prêmio de Melhor RH do Sul do Brasil

A premiação foi organizada pela Plataforma Melhor RH e pelo CECOM com o objetivo de reconhecer e valorizar...

Veja mais
Assaí renova com Federação Paulista de Futebol

Atacadista mantém patrocínio para os campeonatos paulistas masculino e feminino em 2023   O Assa&ia...

Veja mais
Carrefour estreia no metaverso com ação de sustentabilidade

Em conjunto com operações de outros países, grupo já marcou presença no ambiente virt...

Veja mais
Supermercado do Rio de Janeiro inova com Carrinhos Inteligentes

Desenvolvidos pela Nextop, os Carrinhos Inteligentes chegam ao Rio de Janeiro no Superpax da Rede Economia, no bairro De...

Veja mais