Grupo Pereira têm Formação Gerencial exclusiva para mulheres

Leia em 3min 20s

A meta é que 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. Atualmente esse número é de 32%, acima da média do varejo que é de apenas 16%

 

 

Promover a presença feminina em cargos de liderança é um dos objetivos do Grupo Pereira, sétimo maior supermercadista do país. A partir desse mês, acontece a 6ª Escola de Formação Gerencial (EFG) com uma turma voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa, que integra a estratégia ESG do Grupo no pilar Diversidade, terá aulas até setembro.

 

Assim como em vários setores, nos quais os cargos mais altos são ocupados predominantemente pelos homens, o de varejo não foge à regra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), divulgada em 2022, aproximadamente metade dos profissionais do comércio são mulheres; entretanto, apenas 16% estão nos cargos de liderança. No Grupo Pereira, esses números vêm melhorando a cada ano: hoje, 52% dos 17 mil colaboradores da empresa são do sexo feminino e 32% ocupam cargos de liderança.

 

De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, as discussões e ações que a empresa vem implementando têm trazido resultados concretos. “Hoje são 32% de mulheres líderes e a meta é 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. A forte presença feminina tem sido uma realidade dentro do Grupo e pretendemos aumentar ainda mais esse percentual com ações afirmativas e iniciativas para potencializar as suas carreiras. Nossa intenção é desenvolvê-las pessoal e profissionalmente, contribuindo para os resultados e para os negócios do Grupo Pereira”, afirma.

 

Durante os meses de duração da EFG as colaboradoras participarão de uma extensa programação, organizada pela equipe de Gente & Gestão do Grupo, como workshops, treinamentos comportamental e técnico, execução do PDI e muito mais. Serão meses de imersão para que possam ocupar os cargos de gerência dentro do Grupo Pereira.

 

“São muitos os desafios dentro do varejo e a liderança é uma delas. É primordial que as mulheres ocupem os altos cargos e sejam modelos profissionais para as suas equipes e, para isso, é preciso gerar conhecimento, reavaliar sempre os processos e práticas para que tenhamos um ambiente cada vez mais igualitário e, assim, valorizar a liderança feminina. Trabalhar a diversidade hoje é essencial e o Grupo Pereira acredita nisso”, diz Simone Cotta.

 

Cases femininos

 

Nataly Galm, gerente do Fort Atacadista de Jundiaí (SP), participou da 5ª edição da EFG e conta que a Escola contribuiu muito para a sua promoção. “as dinâmicas são voltadas totalmente para a prática, com excelente aproveitamento, tornando as aulas mais interessantes e instigantes. No meio do curso fui promovida e agora atuo como gerente de loja. Ter vindo da base é muito gratificante, me capacitei ao longo dessa trajetória com habilidades e competências que me trouxeram a essa etapa”, conta.

 

“Participei da primeira edição e uma experiência maravilhosa. Interagi com pessoas de outras áreas e regionais e conheci a fundo a empresa nos grupos de trabalho e estágios nos setores. Saí preparada para encarar os desafios de gerir uma loja”, explica Ivonete Costa, hoje Gerente do Comper Rui Barbosa.

 

Quem também abraçou a oportunidade foi Karla Ajala, hoje gerente do Fort Presidente Vargas, no Mato Grosso do Sul. Ela entrou na empresa em 2011 como Repositora e, oito meses depois, foi a primeira mulher Operadora de Empilhadeira do estado.

 

“Fui dedicada, tive ao meu lado pessoas que me apoiaram a me tornar líder e também aproveitei todas as oportunidades de crescimento, inclusive a EFG. Na formação pude aprimorar minhas habilidades de comunicação e conhecer melhor o funcionamento da companhia. Acredito nos programas de carreira da empresa porque hoje sou parte disso”, diz, orgulhosa.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Laboratório de consumo consciente é novo projeto da COOP

Em parceria com o colégio Embraer, laboratório tem a missão de ensinar aos alunos temas ligados a f...

Veja mais
Rede Bom Lugar Supermercados apresenta nova diretoria

Novo grupo ficará a frente das decisões da rede no triênio 2023-2025; Artur Doda é o novo pre...

Veja mais
Dia Internacional da Mulher aquece vendas nos supermercados

Flores, produtos de beleza e chocolates estão entre os produtos mais procurados para presentear na data comemorat...

Veja mais
Cencosud anuncia 25% de crescimento no 4º trimestre de 2022

Investimentos e aumento da participação do cash & carry marcam o ano; Após aquisiç&atild...

Veja mais
Fortes Investimentos e aumento da participação no formato Cash & Carry marcam o ano de 2022 na Cencosud Brasil

Após aquisição do Giga, em São Paulo, o Cash & Carry quase dobrou sua participaç&...

Veja mais
No Rio, mulheres aproveitam oportunidades e crescem profissionalmente no varejo

  Colaboradoras do Prezunic e Spid inspiram quem inicia carreira na Cencosud   Quando Míriam dos San...

Veja mais
Supermercadista arrecada mais de 720 mil reais para a campanha Troco Solidário

Entidades de todas as cidades que possuem lojas da Comercial Zaffari e Stok Center serão beneficiadas com as doa&...

Veja mais
Assaí lança novo posicionamento de marca

Crescimento, Negócios e Inclusão serão os motes do atacarejo nas campanhas desse ano    ...

Veja mais
Aniversário GBarbosa dá prêmio de 100 mil reais e compras grátis

Compras a partir de R$ 20 dão direito a cupons para participar do sorteio; promoção segue até...

Veja mais