No Rio, mulheres aproveitam oportunidades e crescem profissionalmente no varejo

Leia em 2min 40s

 

Colaboradoras do Prezunic e Spid inspiram quem inicia carreira na Cencosud

 

Quando Míriam dos Santos, então com 22 anos, começou a trabalhar na Cencosud Brasil, numa das lojas do supermercado Prezunic, sua intenção era ficar apenas por dois meses. O fim de 2009 se aproximava e ela só queria uma renda para comprar roupas para o Natal. Quatorze anos depois, a ex-atendente de caixa gerencia uma das mais novas lojas da Spid, rede de conveniência que a multinacional chilena inaugurou em 2021 no Rio de Janeiro. Hoje, sua trajetória na empresa é exemplo para mulheres que iniciam suas jornadas na companhia.

 

Uma das razões que levaram Miriam a permanecer na Cencosud foi a percepção de que a empresa tinha planos para ela. Histórias de colegas que começaram em cargos básicos e chegaram a postos de liderança a fizeram enxergar, logo de início, que havia um caminho a ser percorrido dentro da companhia.

 

Quando surgiu uma oportunidade, ela se inscreveu em um processo seletivo para o cargo de Ressupridora. Aprovada, assumiu a vaga poucos meses depois.

 

“Receber uma promoção depois de entrar na empresa na qual, inicialmente, eu não pretendia ficar por mais de dois meses, foi uma injeção de ânimo. Naquele momento, confirmei o que já havia percebido ao ingressar na Cencosud: havia um caminho a seguir, e avançar dependia só de mim”, lembra Miriam.

 

A partir da primeira promoção, Miriam aproveitou todas as oportunidades que apareceram, chegando a Gerenciadora de Setor, passando pelas áreas de mercearia, congelados e laticínios. Seu desempenho a fez ser selecionada para participar do programa “Faça Acontecer”, pelo qual a Cencosud forma novas lideranças e que a preparou para chegar a Gerende de Loja 1 de uma das unidades Spid.

 

“Meu crescimento profissional me fez ter confiança em mim mesma, inclusive na vida pessoal. A Cencosud sempre me acolheu, mesmo nos momentos de maior dificuldade, e me deu o suporte necessário para seguir em frente, investindo em minha formação e compreendendo as minhas limitações e necessidades”, afirma Miriam.

 

Nova diretora

 

Quem também percebeu que havia chances de crescimento na Cencosud foi Patricia Rotelli, hoje, Diretora Comercial do Prezunic. Mãe de dois adolescentes, foi promovida ao cargo quatro anos após ingressar na empresa como Gerente Comercial. Ela ressalta a característica da companhia de oferecer oportunidades e condições para quem demonstra interesse em construir uma carreira na corporação, considerando as individualidades e particularidades de colaboradoras e colaboradores. 

“Desde o início, percebi que estava numa empresa que valoriza a competência, independentemente de gênero, condição, idade ou etnia. Recentemente, uma das nossas colaboradoras da área comercial foi promovida a Gerente de Importação no oitavo mês de gravidez, prestes a iniciar o período de licença-maternidade. Ações como essa oferecem a nós, mulheres, segurança para trabalhar, acreditando que o crescimento profissional na companhia, verdadeiramente, só depende da nossa competência profissional”, observa Patricia Rotelli.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud

 

 


Veja também

Supermercadista arrecada mais de 720 mil reais para a campanha Troco Solidário

Entidades de todas as cidades que possuem lojas da Comercial Zaffari e Stok Center serão beneficiadas com as doa&...

Veja mais
Assaí lança novo posicionamento de marca

Crescimento, Negócios e Inclusão serão os motes do atacarejo nas campanhas desse ano    ...

Veja mais
Aniversário GBarbosa dá prêmio de 100 mil reais e compras grátis

Compras a partir de R$ 20 dão direito a cupons para participar do sorteio; promoção segue até...

Veja mais
Redes supermercadistas exercem solidariedade às vítimas das chuvas

Lopes, Raiz Superatacado e Spani arrecadam doações para as vítimas do Litoral Norte    ...

Veja mais
Enxuto acelera expansão, anuncia novo executivo e cartão de crédito próprio

Alex Ribeiro chega para estreitar ainda mais as relações do grupo com a indústria e colaborar com a...

Veja mais
Supermercados Avenida inaugura 26ª filial

Nova unidade marca o início do plano de expansão para 2023, que inclui novas experiências aos consum...

Veja mais
Grupo Mateus têm 90% da energia proveniente de fontes renováveis

Investimento evita a emissão de mais de 120 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera     Comprometi...

Veja mais
Instituto GPA promove primeira campanha de arrecadação de 2023

Braço social do GPA receberá doação de alimentos em lojas das redes do grupo; campanha ...

Veja mais
St. Marche inaugura primeira loja no Tatuapé, zona leste de SP

Localizada em área estratégica do bairro, unidade marca expansão da rede na capital paulista  ...

Veja mais