Comercial Zaffari e Covabra são exemplos de empresas que apostam no talento e nas habilidades “delas”
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, fomos surpreendidos por uma série de ações realizadas por empresas de todos os segmentos em prol do fortalecimento da presença feminina em diversos pontos dentro da organização. Com o setor supermercadista não foi diferente: vimos exemplos de inspiração da Cencosud e Grupo Pereira, campanha por equidade no Pão de Açúcar e muitas outras ações similares.
Na Comercial Zaffari, segunda maior rede de supermercados do Estado, dos cerca de 3.846 colaboradores, 1.957 são mulheres, um percentual de 50,88%. A presença feminina nos cargos de liderança dentro da empresa passou de 32,3% em 2020, para 39% em 2022. Sendo maior público com ensino superior completo. “As mulheres têm investido forte na carreira. Elas entenderam que é possível ser polivalente, atuar em várias frentes, cuidar da saúde, dos filhos, dos estudos, da carreira, com projeção e perspectiva de melhorar e conquistar espaço no mercado de trabalho”, comentou a consultora de RH da Comercial Zaffari, Analisa Lorenzi Garcia.
Em alguns setores da Comercial Zaffari, o percentual entre mulheres e homens chega a superioridade de 70% feminina, como exemplo a Área de Marketing. Também houve um grande aumento da liderança feminina: “sinto orgulho de ver cada dia mais mulheres em cargos de liderança. Isso me inspira, porém ainda vejo como desafio o respeito dos homens sobre a hierarquia”, comentou a gerente de processos, Fernanda Pimentel.
Vale lembrar que empresas que possuem a maior parte da força de trabalho composta por mulheres se destacam. É o caso do Covabra Supermercados, que possui 3,2 mil funcionários, sendo 58% do gênero feminino, que estão presentes em 26 dos 36 setores da rede. O número é bem superior à média mundial. O relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, constatou que, mundialmente, as mulheres representam apenas 30% dos funcionários nas empresas.
Os cargos de gerência também possuem uma boa ocupação feminina na rede: 34%. “Várias vezes chego em reuniões externas e sou a única mulher a participar”, relata Silmara de Freitas Basilio, gerente de sortimento do Covabra Supermercados, que iniciou sua trajetória na empresa há 27 anos como operadora de caixa.
A rede de supermercados não conta com política específica para a contratação de mulheres, mas as oportunidades de crescimento sempre estiveram disponíveis em igualdade de condições. “Há um olhar especial sobre a competência e desempenho do funcionário”, explica Silmara. “Existe a abertura e a empresa ganha muito quando olha para o trabalho do colaborador, por isso temos tantas mulheres em cargos de liderança”, completa a gerente, que já ocupou oito cargos, sendo cinco em função de gestão, nessas quase três décadas. No Covabra Supermercados, dos 36 setores, três são ocupados por equipes 100% feminina.
A caminhada ainda está longe do fim. Ainda há muitos espaços pra buscar igualdades salariais e nos cargos de liderança. Que o dia 08 de março não seja somente mais um dia pra celebrar, e sim um dia pra relembrar a importância das mulheres nas empresas e na sociedade.
Redação SuperHiper