Vendas nos hipermercados crescem 8,6% no primeiro trimestre

Leia em 2min 10s

De janeiro a março, atacarejos perderam espaço; aumento de 6,9% nas vendas está pautado em novas lojas

 

 

Depois de uma fase de grande fechamento de lojas e depuração do mercado, os hipermercados brasileiros parecem estar de volta ao jogo. Os resultados de vendas dos primeiros meses deste ano contrariam previsões de que esse modelo de loja estaria com os dias contados, diante do avanço dos atacarejos. Pesquisa da NielsenIQ aponta que as vendas nos hipermercados cresceream 8,6% de janeiro até 19 de março, enquanto os atacarejos avançaram 6,9%. Já os supermercados registraram alta de 9,6% no período, comparando as mesmas lojas em funcionamento há mais de um ano.

 

“O resultado surpreende e mostra que os hipermercados estão virando o jogo”, afirma Igor Vilas Boas, gerente de atendimento ao varejo da consultoria e responsável pelo estudo. Desde que o atacarejo começou a crescer com força a partir de 2014, essa é a primeira vez que os hipermercados superam os atacarejos nas vendas pelo critério mesmas lojas, observa. O estudo considera como hipermercados as lojas com mais de 2,5 mil metros quadrados.

 

No entanto, quando se avalia as vendas totais – ou seja, considerando também as lojas abertas há menos de um ano -, o atacarejo continua na liderança de resultados do varejo de autosserviço. De janeiro até 19 de março, o faturamento do atacarejo cresceu 23,6% ante igual período de 2022, enquanto o varejo de autosserviço como um todo, incluindo farmácias, avançou 15,5%. E o hipermercado continuou na “lanterna”, com alta de apenas 5,3%, na mesma base de comparação.

 

O que se viu recentemente foram lojas do hipermercado Extra, compradas do Grupo Pão de Açúcar pelo Assaí, serem transformadas em atacarejo. Também parte das lojas do hipermercado Big, adquiridas pelo Grupo Carrefour, virou atacarejo com a marca Atacadão.

 

Entre janeiro de 2021 e o final de 2022, o número de lojas de hipermercado no País caiu 10%, aponta a consultoria. Em igual período, houve aumento de 25% na abertura de lojas de atacarejo. Vilas Boas diz que a diferença entre o crescimento de 23,6% nas vendas totais dos atacarejos e de 6,9% nas vendas das mesmas lojas é explicada pela grande número de abertura de novos pontos de venda desse formato. “É fato que o atacarejo tem dependido dessas aberturas para sustentar o crescimento, mas não dá pra dizer que o atacarejo chegou no limite”, afirma.

 

 

Com informações do Estadão Conteúdo


Veja também

Casino prepara fusão com rede concorrente na França

Jean-Charles Naouri busca investidores para concretizar a união com o Teract     Rumores afirmam que...

Veja mais
Walmart reforça uso de IA para melhorar gestão

Varejista adota tecnologia para prever o comportamento dos consumidores, analisar e estoques e melhorar sortimento &nbs...

Veja mais
Boa Supermercados lança nova marca e inaugura conceito de loja direcionado à experiência do cliente

Nova marca dá início à reinauguração das unidades; as primeiras a contar com novo con...

Veja mais
Mart Minas inaugura a 58ª loja em Curvelo, MG

Unidade tem mais de 5 mil metros de área de vendas e será aberta ao público no dia 13 de abril &nb...

Veja mais
Condor leva Coelhinho da Páscoa e kit de doces para escolas municipais

Mais de 800 crianças foram contempladas pela ação, intermediada pelo Instituto Joanir Zonta  ...

Veja mais
Asda quer aumentar presença no Reino Unido em 50%

Grupo britânico pretende inaugurar 300 lojas de conveniência e se aproximar de mil pontos de venda no pa&iac...

Veja mais
Rede Bom Lugar inaugura segunda loja em Alumínio, SP

Proximidade com público e variedade de produtos são valores presentes na Rede   Com a proposta de s...

Veja mais
GoodBom Supermercados projeta alta de 15% nas vendas de Páscoa

Crescimento está dentro da perspectiva da ABRAS; procura por ovos de páscoa e itens de peixaria impul...

Veja mais
Carrefour Brasil anuncia iniciativas para equidade racial e combate ao racismo

Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a varejista tem o objetivo de ampliar as ações e entreg...

Veja mais