Walmart reforça uso de IA para melhorar gestão

Leia em 2min 10s

Varejista adota tecnologia para prever o comportamento dos consumidores, analisar e estoques e melhorar sortimento

 

 

Por Renato Müller

 

 

Poucas empresas têm uma capacidade tão grande de coletar e analisar dados quanto o Walmart. E não é de hoje: a varejista americana foi uma das pioneiras no uso de datawarehousing, quando a ideia de armazenar informações dos clientes e gerar inteligência a partir delas ainda era um conceito difícil de assimilar.

 

O próximo passo dessa jornada tecnológica da maior varejista mundial é o uso de Inteligência Artificial para melhorar a experiência de compra dos consumidores e o dia a dia dos colaboradores das lojas. A estratégia do Walmart em IA vem sendo refinada na bandeira Sam’s Club, em que os dados são usados para entender melhor o que os clientes têm procurado, o que eles têm comprado, quando e em que quantidade.

 

“Os clientes deixam pistas do seu comportamento o tempo todo. O que estamos fazendo é identificar essas pistas para melhorar a experiência de compra”, conta Anshu Bhardwaj, vice-presidente sênior de estratégia de tecnologia e comercialização.

 

A forma mais básica de alcançar esse objetivo é assegurar que os itens que os clientes desejam estão disponíveis nas lojas. No Sam’s Club, com cerca de 600 lojas nos EUA, isso significa gerenciar cerca de 6.000 SKUs – em grande parte, com o uso de robôs. As mesmas máquinas usadas para limpar o chão das lojas capturam 20 milhões de imagens das prateleiras por dia, transmitindo em tempo real para o sistema de IA da loja.

 

Nos bastidores, a Inteligência Artificial analisa as imagens para diferenciar um produto do outro e verificar se a quantidade de cada item é suficiente para as próximas horas (ou se é preciso disparar uma reposição da gôndola ou recompra no fornecedor). A precisão, hoje, é de mais de 95%.

 

Quando o item não está disponível na prateleira, mas há um pedido daquele item chegando nas próximas horas, o algoritmo de IA já avisa o colaborador para descarregar o caminhão e levar o palete diretamente para a área de vendas, o que, segundo a empresa, foi suficiente para aumentar a produtividade da loja em 15%.

 

Com esse tipo de recurso, o Walmart quer diminuir ao máximo o atrito no processo de compra, fazendo com que o cliente simplesmente considere tão fácil e simples comprar no Sam’s Club que faça da loja sua primeira opção de compra.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Casino prepara fusão com rede concorrente na França

Jean-Charles Naouri busca investidores para concretizar a união com o Teract     Rumores afirmam que...

Veja mais
Vendas nos hipermercados crescem 8,6% no primeiro trimestre

De janeiro a março, atacarejos perderam espaço; aumento de 6,9% nas vendas está pautado em novas lo...

Veja mais
Boa Supermercados lança nova marca e inaugura conceito de loja direcionado à experiência do cliente

Nova marca dá início à reinauguração das unidades; as primeiras a contar com novo con...

Veja mais
Mart Minas inaugura a 58ª loja em Curvelo, MG

Unidade tem mais de 5 mil metros de área de vendas e será aberta ao público no dia 13 de abril &nb...

Veja mais
Condor leva Coelhinho da Páscoa e kit de doces para escolas municipais

Mais de 800 crianças foram contempladas pela ação, intermediada pelo Instituto Joanir Zonta  ...

Veja mais
Asda quer aumentar presença no Reino Unido em 50%

Grupo britânico pretende inaugurar 300 lojas de conveniência e se aproximar de mil pontos de venda no pa&iac...

Veja mais
Rede Bom Lugar inaugura segunda loja em Alumínio, SP

Proximidade com público e variedade de produtos são valores presentes na Rede   Com a proposta de s...

Veja mais
GoodBom Supermercados projeta alta de 15% nas vendas de Páscoa

Crescimento está dentro da perspectiva da ABRAS; procura por ovos de páscoa e itens de peixaria impul...

Veja mais
Carrefour Brasil anuncia iniciativas para equidade racial e combate ao racismo

Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a varejista tem o objetivo de ampliar as ações e entreg...

Veja mais