Walmart usa IA para negociar melhor preço com fornecedores

Leia em 2min 40s

Chatbots negociam custos e termos da compra e gigante varejista consegue economia nos contratos

 

 

Walmart está sendo bem pragmatíco no uso da Inteligência Artificial: a rede supermercadista usa, desde 2001, um chatbot desenvolvido pela Pactum AI Inc e promove uma especie de leilão com os fornecedores. Funciona da seguinte maneira: a rede insere no software os itens que necessita. Em seguida, a IA, em vez de uma equipe de compras, se comunica com vendedores humanos para fechar cada negócio. “Definimos os requisitos e, no final, ele nos informa o resultado”, diz Darren Carithers, vice-presidente sênior de operações internacionais do Walmart.

 

Carithers diz que o software da Pactum – que o Walmart até agora está usando apenas para equipamentos como carrinhos de compras, e não para mercadorias vendidas em suas lojas – reduziu o tempo de negociação para cada acordo com o fornecedor para dias, de semanas ou meses, quando administrado exclusivamente pelo funcionários de carne e osso da rede. O sistema de IA mostrou resultados positivos, diz ele, que afirma que as transações foram bem sucedidas com cerca de 68% dos fornecedores abordados, com uma economia média de 3% em contratos administrados por computador.

 

A inteligência artificial não é uma ameaça para os negociadores humanos do Walmart, pelo menos ainda não. Em vez disso, a empresa está usando a ferramenta para extrair economias de contratos que podem não ser grandes o suficiente para justificar a tomada de muito – se houver – do tempo de um gerente de compras. O software da Pactum pode negociar uma ampla gama de pontos críticos, incluindo descontos, condições de pagamento e preços de produtos individuais.

 

Quando um fornecedor diz que quer cobrar mais por um item, o sistema da Pactum compara a solicitação com tendências históricas, o que os concorrentes devem pagar e até mesmo flutuações nas principais commodities usadas na fabricação do item, entre outros fatores. Em seguida, ele informa ao Walmart o preço mais alto que acha que seus compradores devem aceitar, um número que um funcionário humano pode modificar, se necessário.

 

Então a verdadeira negociação começa. O chatbot da Pactum se comunica com um vendedor de carne e osso do outro lado, exibindo uma série de argumentos e propostas que o fornecedor pode aceitar ou rejeitar. “Existem tantos dados, tantas idas e vindas e tantas variáveis ​​que podem ser ajustadas”, diz Martin Rand , CEO da Pactum . “O bot de IA com um humano do outro lado encontrará uma combinação melhor do que duas pessoas por e-mail ou telefone.”

 

Os fornecedores cedem lucro em pelo menos algumas das negociações, mas a Pactum diz que pode obter concessões como melhores condições de pagamento e contratos mais longos em troca. Três em cada quatro fornecedores que testaram o programa disseram ao Walmart que preferiam negociar com a IA a um ser humano, diz o varejista, embora uma pequena porcentagem tenha dito que gostaria de negociar com uma pessoa.

 

Com informações da Bloomberg


Veja também

Dia abre vagas afirmativas para 50+ em São Paulo

Todos os colaboradores terão contrato efetivo e benefícios como vale refeição e participa&cc...

Veja mais
GPA anuncia balanço do primeiro trimestre de 2023

Companhia teve aumento de 17,5% na receita bruta, totalizando R$ 4,5 bilhões     O Grupo Pão ...

Veja mais
Super Bom figura entre as maiores redes cariocas após comprar Costa Azul

Agora, rede de supermercados irá marcar presença na região metropolitana e dos Lagos    ...

Veja mais
Grupo Bahamas conquista selo de excelência do Reclame Aqui

Certificação chancela a reputação da empresa em relação à excelên...

Veja mais
Varejo de proximidade – ou minimercados – voltaram à moda

Consumidores impulsionaram esse tipo de varejo a partir da pandemia; hábito se mantém e anima algumas rede...

Veja mais
Com investimento de R$ 4 milhões, Condor Torres eleva nível de sustentabilidade e conforto

No ano em que completa 15 anos, o Condor Torres recebe um investimento de R$ 4 milhões em uma revitalizaç&...

Veja mais
Prezunic faz 21 anos e lança Nic, influenciadora digital 100% carioca

Rede de supermercados distribui R$ 170 mil em vales-compras, realiza ofertas e promove ações nas lojas em ...

Veja mais
Fort Atacadista chega ao Rio Grande do Sul

Com um investimento de R$ 70 milhões, a nova loja de Canoas do Grupo Pereira será a maior da rede no estad...

Veja mais
Novo atacadista será inaugurado em Blumenau, Santa Catarina

Super A Atacadista terá 4 mil m² de área de vendas e 150 funcionários, e abrirá suas po...

Veja mais